Crusoé: emails do Twitter mostram "PF do Xandão" em ação

08 de Abril 2024 - 06h23
Créditos: Antônio Augusto/Secom/TSE

O jornalista e ambientalista americano Michael Shellenberger divulgou conversas de email entre os advogados do X (antigo Twitter) e seus superiores americanos nos últimos anos, diz Crusoé. 

Pelas conversas, é possível ver claramente como o ministro Alexandre de Moraes (foto), do Supremo Tribunal Federal, atua com uma ala da Polícia Federal, apelidada de “PF do Xandão”. 

Na condição de ministro do STF ou do Tribunal Superior Eleitoral, Moraes deveria se limitar a julgar os casos que chegam aos tribunais. 

Ao se unir com a Polícia Federal para pedir que empresas de internet forneçam provas para acusar brasileiros que expressaram suas opiniões na rede, Moraes une as funções de investigador e de julgador. 

Vale lembrar que o senador Sergio Moro foi declarado suspeito justamente pelo STF após ser acusado de ter atuado em parceria com o Ministério Público, quando era juiz da Lava Jato. 

Nos emails revelados por Shellenberger, o advogado do X Diego de Lima Gualda estranha ter sido chamado para uma reunião no STF com Moraes e encontrar-se com membros da Polícia Federal.

Com informações do O Antagonista