Criador de um dos logotipos mais famosos do mundo morre no dia do aniversário

27 de Junho 2020 - 11h58
Créditos:

O designer gráfico americano Milton Glaser, conhecido pelo célebre logotipo "I love NY", morreu nesta sexta-feira (26), aos 91 anos, anunciou o jornal "New York Times".

A morte de Glaser, no dia do seu aniversário, foi confirmada por sua mulher, Shirley, segundo a qual ele sofreu um derrame e insuficiência renal, informou o jornal.

Nascido em 26 de junho de 1929, na região do Bronx, em uma família judaica húngara, Glaser era conhecido por seu estilo retrô e alegre, que contribuiu para moldar a identidade visual da cultura popular americana nos anos 1960 e 1970.

I love NY

A cidade de Nova York vinha de duas décadas de uma crise de identidade, de crises econômicas e violência em alta. Nos anos 1970, o comércio esvaziava com a falta de dinheiro circulando e muitos nova iorquinos passaram a migrar. A estratégia do governo do Estado foi atrair turistas para agitar a economia.

Para a campanha de salvação, foi contratada a agência Well, Rich and Greene, com Milton Glaser responsável pelo design que seria seu mais célebre trabalho. O rascunho foi feito com giz de cera vermelho, rabiscado em uma viagem de taxi pela cidade.

O logo I love NY foi usado pela primeira vez em 1977, e a campanha de marketing o espalhou por todos os lugares, em especial souvenirs e adesivos. A obra tornou-se um dos símbolos mais reconhecidos da cidade e o rabisco original faz parte hoje do acervo do MoMA, Museu de Arte Moderna de Nova York.

"Fico perplexo com o que aconteceu com essa pequena e simples ideia de nada", disse o criador ao The Village Voice, em 2011.

Após os ataques terroristas às Torres Gêmeas do World Trade Center, em 2001, Glaser lançou nova versão do logo que dizia "I love NY More Than Ever" (Eu amo NY mais do que nunca, em inglês).

A popularidade do logotipo "ultrapassou tanto as expectativas que não me considerava mais o seu criador. Mas não diminui em nada o prazer que sinto quando me dou conta de que fui eu", contou Blaser numa entrevista em 2018.

O designer recebeu das mãos do presidente Barack Obama a medalha americana das artes em 2009, primeiro profissional do seu ramo a receber a mais alta distinção do governo americano concedida aos artistas.

"O que Milton Glaser deu a Nova York permanecerá por muito tempo após o seu desaparecimento. I love New York era um logotipo perfeito para a sua época e continua sendo hoje. Perdemos um designer brilhante e um grande nova-iorquino", lamentou na manhã deste sábado o governador do estado, Andrew Cuomo.

O mais famoso logo criado por Milton Glaser, de 1977 — Foto: Divulgação

Com informações do G1