Covid: Deputado culpa Fátima por mortes e fala em “medo” de CPI investigar "consórcio da roubalheira"

20 de julho 2021 - 14h35
Créditos:

O deputado estadual Nelter Queiroz (MDB) afirmou nesta terça-feira (20) que a bancada governista na Assembleia Legislativa fez manobras para atrasar a instalação da CPI da Covid-19 porque está com “medo” de a comissão parlamentar de inquérito atingir a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT). O parlamentar disse, ainda, que os aliados da petista obstruíram as votações nas últimas sessões porque têm cargos comissionados no governo.

Em pronunciamento no plenário da Casa durante a votação desta terça-feira que abriu caminho para início dos trabalhos da comissão, Nelter Queiroz defendeu a abertura da CPI e pediu que a comissão – que terá a maioria de deputados da oposição (três a dois) – mire compras do Consórcio Nordeste, ao qual ele se referiu como “consórcio da roubalheira”.

O emedebista pediu esclarecimentos especialmente para a compra frustrada de respiradores pulmonares em 2020 – que fez o RN ter um prejuízo de quase R$ 5 milhões.

Nelter Queiroz usou o exemplo da compra dos respiradores para culpar Fátima Bezerra por mortes provocadas pela falta de assistência adequada a pacientes com Covid-19. “O que os deputados do governo, que têm apoio de cargos comissionados, de liberação das emendas, têm é que estão com medo de ser atingida a governadora Fátima Bezerra. Na minha opinião, estão muitas pessoas morrendo e a culpada é a governadora Fátima Bezerra”, enfatizou.

O deputado criticou, ainda, o fato de o PT ser favorável à abertura de uma CPI no Senado para apurar ações do governo do presidente Jair Bolsonaro durante a pandemia, mas agir para obstruir os trabalhos da CPI local.

“O povo do Rio Grande do Norte sabe que o PT da governadora Fátima Bezerra é a favor da CPI no Congresso, do Covid (sic), e aqui é contra, para investigar o dinheiro que ela pagou ao consórcio dos governadores, consórcio do golpe, da roubalheira, quase R$ 5 milhões para comprar os aparelhos. O dinheiro foi, os equipamentos não vieram”, acrescentou o parlamentar.

LEIA MAIS:

Assembleia instala CPI para investigar gastos do Governo Fátima na pandemia

Oposição só abriu CPI da Covid porque Fátima não quis “negociar”, afirma deputada

‘PT instituiu a corrupção como política de Estado’, afirma deputado em voto para abrir CPI da Covid no RN

Primeira reunião da CPI da Covid no RN será dia 4 de agosto; veja quem são os membros