Cosern é eleita a 3ª Melhor Distribuidora do Brasil em prêmio da Aneel

26 de Fevereiro 2019 - 18h06
Créditos:

A Cosern, empresa do Grupo Neoenergia, foi eleita nesta 2ª feira (25)  a 3ª Melhor Distribuidora do Brasil, entre as empresas com mais de 400 mil clientes, no Prêmio IASC (Índice Aneel de Satisfação dos Consumidores) 2018, resultado de uma pesquisa sobre a percepção dos consumidores residenciais sobre a qualidade das concessionárias e permissionárias de energia elétrica em todo Brasil.

Com um IASC de 72,19, seis pontos acima da média do Nordeste (66,20) e do Brasil (66,10), a Cosern foi finalista juntamente com a Copel, que se sagrou vencedora do prêmio com o indicador de 74,13, e da RGE com o indicador de 72,31, ambas da região Sul.

Com essa pontuação, a Concessionária potiguar obteve, ainda, a melhor avaliação dos consumidores entre as empresas do Nordeste com mais de 400 mil consumidores.

Presente à cerimônia em Brasília, o Diretor Presidente da Cosern, Luiz Antonio Ciarlini, avaliou os resultados e ressaltou que o reconhecimento do consumidor e a boa prestação do serviço prestado são fatores essenciais a qualquer empresa, especialmente aquelas de prestação de serviço público como é o caso da Cosern. “É uma honra para nós alcançarmos essa colocação e isso só aumenta a nossa responsabilidade junto aos potiguares”, disse Ciarlini.

Um dos itens avaliados pelo consumidor na pesquisa da Aneel é a Qualidade Percebida, que avalia Confiabilidade dos Serviços, o Acesso à Empresa e as Informações ao Cliente, tendo a Cosern obtido a pontuação de 70,51, um crescimento de 13,46% com relação ao ano de 2017, cinco pontos acima da média do Nordeste e quatro pontos acima da média do Brasil. Essa percepção do consumidor é plenamente justificada já que em 2018 a energia distribuída pela Cosern esteve disponível durante 99,87% do tempo ao longo do ano para o consumidor norte-rio-grandense.

Outro item de destaque na pesquisa foi Confiança que avalia a Competência da Empresa, a Preocupação com o Cliente e as Informações repassadas ao Consumidor. Nesse item, a Cosern obteve a pontuação de 71,70, superior em 18,39% ao ano de 2017.

O valor percebido pelo consumidor, uma relação preço/benefício, preço/atendimento e preço/fornecimento, é outro item avaliado na pesquisa. De acordo com dados da Aneel, a Cosern hoje pratica a tarifa de energia elétrica mais barata do Nordeste e a 2ª mais barata do Brasil (R$ 0,48081/ kWh) e isso justifica estar com uma avaliação acima da média do Brasil.

Por fim, a Fidelidade foi outro quesito avaliado pelos consumidores nessa pesquisa, e cuja evolução foi destaque para a Cosern que cresceu 43,49%, em relação a 2017.

A pesquisa foi realizada para a Aneel pela empresa Praxian Business & Marketing Specialists, no período de 17 de setembro a 14 de dezembro de 2018. Foram entrevistados 23.446 consumidores residenciais, de forma presencial domiciliar, de 608 municípios atendidos pelas 92 distribuidoras, sendo 54 concessionárias e 38 permissionárias.

Divulgado anualmente pela ANEEL desde 2000, o IASC retrata o grau de satisfação do consumidor em relação à qualidade dos serviços prestados pelas distribuidoras de energia elétrica e tem o propósito de estimular a busca pela melhoria contínua. A ANEEL premia desde 2002 as distribuidoras mais bem avaliadas, desde que seja atingido um escore mínimo de 60 pontos.

Desde abril de 2017, com fundamento nos Procedimentos de Regulação Tarifária – Proret, a variação anual do IASC faz parte do componente de qualidade do fator X nas revisões tarifárias periódicas das concessionárias de serviço público de distribuição de energia elétrica.