Conheça os 6 chás diuréticos para inchaço e retenção de líquidos

14 de Agosto 2022 - 10h43
Créditos:


Todos os chás são ligeiramente diuréticos, pois aumentam a ingestão de água, produzindo urina. No entanto, existem algumas plantas que parecem ter uma ação diurética mais forte, que é capaz de estimular o corpo a eliminar a retenção de fluidos, o que ajuda a protuberância, como no chá de salsa, dente-de-leão, rabo de cavalo e hibisco, por exemplo.

O chá diurético também é uma ótima opção natural para completar o tratamento de infecções urinárias, pois promove a eliminação da urina, o que ajuda a limpar o trato urinário. No entanto, o ideal é sempre usar chá sob a supervisão do médico que dirige o tratamento, para garantir que nenhuma planta afete o efeito de medicamentos prescritos, como antibióticos.


1. Chá de salsa

O chá de salsa é um dos remédios caseiros mais populares para ajudar a reter fluidos, e de fato, estudos realizados com esta planta em animais mostraram que ele é capaz de aumentar a quantidade de urina produzida.


Além disso, a salsa contém compostos flavonoides que, segundo estudo, são compostos capazes de se comunicar com receptores A1 de adenosina, o que reduz o funcionamento dessa substância e aumenta a produção de urina.

Ingredientes

1 ramo ou 15 g de salsa fresca com talo;
1/4 de limão.
250 ml de água fervente.

Modo de encenação

Lave a salsa e corte-a. Adicione a salsa na água e deixe por 5-10 minutos. 

Idealmente, o chá de salsa não deve ser usado por mulheres grávidas ou pessoas tratadas com anticoagulantes ou outros diuréticos.


2. Chá de Dente-de-Leão

O dante de leão é outra planta popular para aumentar a produção de urina e eliminar a retenção de fluidos. Esta planta atua como um diurético natural porque é rica em potássio, um tipo de mineral que trabalha nos rins que aumenta a produção de urina.

Ingredientes

15 gramas de folhas e raízes de dente-de-leão.
250 ml de água fervente.

Modo de encenação

Adicione água em um copo, depois coloque as raízes e deixe por 10 minutos. Beber 2-3 vezes por dia.

Esta planta não deve ser usada durante a gravidez, nem por pessoas com problemas com ductos biliares ou obstrução intestinal.


3. Chá de rabo de cavalo


O chá de rabo de cavalo é outro diurético natural da urina amplamente utilizado na medicina tradicional, e embora existam alguns estudos recentes realizados com esta planta, uma revisão realizada em 2017 afirma que o efeito diurético de um rabo de cavalo pode ser comparado com o tratamento clolorotízóide, um diurético produzido em laboratório.

Ingredientes

1 colher de chá de rabo de cavalo.
250 ml de água fervente.

Modo de encenação

Coloque o rabo de cavalo no copo com água fervente e deixe por 5-10 minutos. Beber 3 vezes por dia.

Embora existam dúvidas sobre a possibilidade de aumentar o rabo de cavalo na eliminação de minerais através da urina, recomenda-se aproveitar esta planta por apenas 7 dias consecutivos, para evitar o desequilíbrio mineral. Além disso, este chá não deve ser usado por mulheres grávidas ou amamentando.

4. Chá de Hibisco


O consumo de chá de hibisco parece aumentar significativamente a quantidade de urina produzida, e de acordo com um estudo realizado em camundongos, tem um efeito semelhante a alguns diuréticos artificiais produzidos em laboratório, como forosimide e hidroclorotiazeid.

Além disso, a composição em antocianinas, flavonoides e ácido clorogênico do hibisco parece regular a atividade da aldosterona, hormônio que controla a produção de urina.

Ingredientes

2 colheres de sopa cheias de flores secas de hibisco.
1 litro de água no início da ebulição.

Modo de encenação

Adicione hibisco em água quente e deixe por 10 minutos, coberto corretamente. Beber o dia todo. Embora seja completamente seguro, esta planta deve ser evitada durante a gravidez e a lactação.

5. Chá de Erva-Doce

Erva-doce é uma planta tradicionalmente usada para tratar problemas de bexiga e até mesmo pressão alta devido ao seu efeito diurético, que aumenta a produção de urina e remove o excesso de fluido no corpo.

Ingredientes


1 colher de chá de sementes de erva-doce.
1 xícara de água fervente.

Modo de encenação

Adicione as sementes à água fervente em um copo e deixe em pé por 5-10 minutos. Em seguida beber até 3 vezes por dia.

Esta é uma planta bastante segura que pode ser usada em adultos e crianças. No caso de gestantes e lactantes, por falta de estudos, o chá é recomendado apenas sob a supervisão de um obstetra.


6. Chá Verde


O chá verde é rico em cafeína, uma substância com uma força natural de produção de urina. Embora uma xícara de chá não contenha a quantidade de cafeína necessária, comer até 3 xícaras por dia pode aumentar a produção de urina e ajudar a se livrar do excesso de líquido acumulado no corpo.


Ingredientes

1 colher (sopa) de folhas de chá verde.
1 xícara de água fervente.

Modo de encenação

Coloque as folhas de chá verde em uma xícara e depois coloque a água, deixando por 3-5 minutos. Então cante, deixe amar e beber até 3 vezes por dia. Dependendo do conforto do chá, quanto mais cafeína é, no entanto, mais amargo o sabor. Desta forma, recomenda-se ficar em pé por 3 minutos e depois provar a cada 30 segundos, até encontrar o ponto com o melhor sabor.

Por conter cafeína, este chá deve ser evitado em crianças, gestantes e lactantes. Além disso, também deve ser evitado por pessoas com dificuldade para dormir, especialmente no final do dia ou à noite.


Tome cuidado ao usar chá diurético

O uso de qualquer tipo de chá deve ser sempre orientado por um herbalista ou profissional de saúde com conhecimento no campo das plantas medicinais.

Idealmente, o chá diurético não deve ser usado por pessoas que já usam diuréticos artificiais como forosimida, cloridrato ou espironolactona. Além disso, eles também devem ser evitados por pacientes com problemas cardíacos, doenças cardíacas ou pressão baixa. No caso do chá diurético, também é importante evitar usá-lo por mais de 7 dias, especialmente sem orientação de um profissional, pois alguns deles podem aumentar o descarte de minerais importantes na urina e podem causar desequilíbrios no organismo.

Com informações do Rede Brasil News