Conheça motivos para abandonar de vez o consumo do molho de tomate industrializado

21 de Fevereiro 2022 - 04h03
Créditos:

Mesmo com toda a facilidade e praticidade que alimentos industrializados fornecem, é preciso ter atenção, pois muitas vezes, representam um “inimigo oculto” devido as quantidades de substâncias que fazem mal ao organismo. 

É o caso do molho de tomate, um alimento que combina com diversos pratos saborosos. No entanto, suas altas concentrações de sódio, açúcar, aromatizantes e conservantes quando consumidos diariamente, provocam sérios danos à saúde.

Antes de explicar o porquê de o molho de tomate ser tão prejudicial, vamos comentar um pouco a respeito de seu principal componente, o tomate.

 É um tipo de fruta muito versátil usada para preparação e combinação de diferentes pratos, também é muito consumida em saladas e pratos de massas e pizzas.

Possui ação antioxidante, é cheio de vitaminas do complexo A e B, além de fósforo e potássio – que são minerais importantes para o metabolismo, – possui ainda, dosagens de ácido fólico, cálcio e frutose. Portanto, é um excelente alimento para compor a dieta.

Porém, quando falamos do molho de tomate, precisamos entender que o alimento perde suas características nutricionais por causa da adição de outras substâncias.

No processo de fabricação do molho de tomate são acrescentadas quantidades elevadas de conservantes, aromatizantes e sódio, além de açúcar. Esses elementos tornam o molho de tomate em um alimento prejudicial e composto de calorias vazias.

Para se ter uma ideia, 1 colher de sopa de molho de tomate caseiro contém cerca de 5 mg de sódio. Já o industrializado tem cerca de 120 mg, dependendo da quantidade usada e da adição de outros temperos no alimento.

O glutamato monossódico que é usado como aromatizante, age como um neurotransmissor cerebral, que pode causar agitação e elevação do estresse.

Desta forma, fica fácil concordar com os especialistas de saúde. É melhor deixar de consumir a versão industrializada e dar espaço para soluções mais naturais e caseiras, que de fato, ajudam a evitar problemas de saúde.

Quer aprender a preparar seu molho de tomate caseiro? Então, anote essa receita.

Receita de Molho de Tomate Caseiro
Ingredientes:

1,5 kg de tomate maduro
1 cebola
1 dente de alho
1 pitada de açúcar
Sal a gosto
Temperos diversos a gosto
Como preparar

Corte o tomate, a cebola e o dente de alho e reserve.

Em uma panela de pressão coloque o tomate, a cebola, o alho, o sal e o açúcar. Deixe cozinhar por 15 minutos.

Quando encerrar o tempo de cozimento, espere sair a pressão e aguarde esfriar. E quando estiver frio, coloque no liquidificador e bata até obter uma consistência cremosa.

Peneire bem o líquido e despeje na panela novamente para engrossar o molho, por uns 15 minutos, aproximadamente.

Deixe esfriar e guarde em frascos no congelador.

Fonte: Info Mais