Conheça 7 temperos naturais saudáveis que não podem faltar na sua cozinha

13 de Setembro 2021 - 10h41
Créditos:

Nada como um bom tempero para fazer toda a diferença no sabor de um prato. Mas, sabia que a influência dos temperos vai além do gosto que eles dão aos alimentos? Afinal, eles também podem afetar a saúde!

Por exemplo, os temperos industrializados prontos que encontramos com facilidade nos supermercados influenciam de um modo negativo. Isso porque eles costumam ser ricos em sódio, um mineral que em excesso faz mal à saúde.

Muito sódio traz o risco de problemas como retenção de líquido, pressão alta, doença renal, cálculo renal (pedra nos rins), osteoporose, acidente vascular cerebral (AVC), insuficiência cardíaca e até mesmo câncer estomacal.

Por outro lado, existem temperos naturais que não possuem todo esse sódio, são bem mais saudáveis, promovem benefícios e deixam a comida até mais saborosa que os industrializados. 

Sem contar que quanto mais se usa desses temperos menos sal é preciso colocar para dar gosto ao alimento, o que é ótimo para a saúde, pois o sal é cheio de sódio. Portanto, conheça sete desses temperos e tenha-os sempre na sua cozinha para usar no dia a dia!

1. Salsinha

Ela combina com tudo: carnes, saladas e até molhos. Se não puder comprar a salsinha fresca e nem tiver tempo para cortá-la todo dia ou semana, você pode optar pela salsinha desidratada. Mas, se quiser, também pode plantar a sua própria salsinha em casa.

Fonte de vitamina C e outros antioxidantes, a salsinha ainda contém vitamina A, vitamina B9 (folato/ácido fólico), vitamina K, potássio, magnésio e cálcio. Ela já foi associada a benefícios para a saúde dos ossos, para a saúde dos olhos e para a pressão arterial e o inchaço devido às suas propriedades diuréticas. Além disso, a salsinha oferece muitos outros benefícios à saúde.

2. Cominho

É possível comprar o cominho na forma de sementes ou já moído. Ele combina muito bem com carnes brancas e vermelhas, porém, também é possível utilizá-lo para temperar legumes.

Além de ser antioxidante, anti-inflamatório e ajudar a acelerar o metabolismo, o cominho é fonte de cálcio, ferro e vitamina A. Adicionalmente, os seus benefícios incluem efeitos antibacterianos, melhoria da digestão e auxílio ao controle do colesterol. Conheça todos os benefícios do cominho.

3. Cúrcuma

Encontramos a cúrcuma ou açafrão-da-terra na forma de uma raiz que tem uma aparência parecida com a do gengibre. Entretanto, ela também é vendida em pó, o que facilita o seu uso no dia a dia.

O tempero vai muito bem em receitas de saladas, carnes brancas e molhos. Mas, ele também pode fazer parte de vitaminas, shakes e até de sucos verdes como estes de couve com pepino.

A cúrcuma é um potente anti-inflamatório e também é famosa por sua ação antioxidante. Além disso, seus efeitos no alívio de dor, rigidez e inflamação nas articulações tem se mostrado promissores, embora mais pesquisas sejam necessárias. Conheça mais benefícios da cúrcuma.

4. Páprica

Ela funciona muito bem como tempero de carnes. Ao mesmo tempo, pode ser usada para deixar as receitas com vegetais mais saborosas.

Rica em vitamina A e dona de muitos antioxidantes, a páprica ainda possui vitamina E, vitamina B6 e ferro. Seus benefícios envolvem a saúde da visão, a saúde do sangue e o auxílio à redução da inflamação. A páprica ainda oferece muitos outros benefícios à saúde.

5. Pimenta caiena

Ela é ótima para quem gosta de dar um sabor mais forte e picante às receitas. Mas, na hora de comprar a pimenta, tome cuidado! Opte sempre pela pimenta fresca, desidratada, em pó ou flocos. Por outro lado, evite os molhos prontos de pimenta, pois eles costumam ter muito sódio.

Um dos benefícios da pimenta caiena é que ela pode contribuir com a saúde digestiva. Além disso, ela tem o composto capsaicina, que pode ajudar a acelerar o metabolismo e a controlar o apetite. 

A capsaicina também mostrou reduzir a pressão arterial e o risco de câncer em estudos de laboratório ou feitos em animais. No entanto, é preciso aguardar os resultados de pesquisas em humanos para confirmar esses benefícios. Conheça todos os benefícios da pimenta.

6. Gengibre

Não, a utilidade do gengibre não se resume aos chás. Fresco ou em pó, ele ainda cai bem como tempero em carnes, peixes, molhos e refogados. Além disso, é possível usar o gengibre para dar sabor a bebidas como sucos e a pratos doces como bolos e biscoitos.

Bom para o sistema digestivo e para diminuir enjoos, o gengibre também é um potente anti-inflamatório. Ao mesmo tempo, ele contém um alto teor de antioxidantes e a sua atividade anticancerígena tem sido estudada. Conheça todos os benefícios do gengibre.

7. Canela

É bem comum usá-la em pratos doces como bolos e biscoitos ou para acompanhar frutas como banana e maçã. Entretanto, a canela também pode temperar carnes vermelhas como a de cordeiro e fica ótima em pratos como kafta e kibe.

Um de seus benefícios é contribuir com a sensibilização da insulina, o que é bom para melhorar os níveis de açúcar no sangue. Mas, não é só isso: a canela ainda possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Conheça outros benefícios da canela.