Confira os 6 melhores chás para dormir e combater a insônia

14 de Maio 2022 - 12h01
Créditos:

Chás que ajudam a dormir são uma opção natural e simples para ajudar no tratamento da insônia, especialmente nos casos em que a dificuldade de dormir acontece devido ao estresse excessivo ou ao consumo recorrente de substâncias estimulantes como álcool, cafeína ou nicotina, por exemplo.

A maioria dos chás para dormir atuam no sistema nervoso central e, portanto, é importante que sejam consumidos 30 a 60 minutos antes da hora de dormir para lhes dar tempo de relaxar o corpo e a mente. No entanto, é importante que junto com o consumo de chás também seja feita uma rotina de sono saudável, para potencializar o efeito relaxante. Confira 8 passos para criar uma rotina saudável antes de dormir.

Chás para dormir podem ser usados individualmente ou em uma mistura de 2 ou 3 plantas. Uma das misturas mais utilizadas é a valeriana com passiflora, por exemplo. O ideal é aumentar 250 ml de água para cada planta adicionada ao chá.


1. Camomila

O chá de camomila é popularmente usado para acalmar, sendo indicado em situações estressantes, mas também de insônia. De acordo com alguns estudos científicos, essa planta parece, de fato, ser bastante eficaz para induzir o sono, pois prova ter propriedades sedativas. Embora o mecanismo exato de ação não seja conhecido, acredita-se que atue em receptores de benzodiazepínicos, que diminuem a ação do sistema nervoso.

Além disso, o vapor liberado pelo chá de camomila, quando inalado, também tem se mostrado capaz de reduzir os níveis de estresse.

Ingredientes

1 punhado de flores de camomila frescas;
250 ml de água fervente.

Modo de encenação

Passe as flores pela água e seque usando uma folha de papel toalha. Em seguida, coloque as flores na água fervente e deixe ficar de pé por 5 a 10 minutos. 

Uma vez colhidas, as flores de camomila podem ser armazenadas na geladeira por até 2 dias, e é recomendável colocá-las dentro de um recipiente fechado.

2º Valeriano

O chá valeriano é outra das opções mais estudadas para ajudar no tratamento da insônia e ajudá-lo a dormir melhor.

De acordo com várias investigações, a liberação de substâncias valerianas aumenta a quantidade de GABA, que é um neurotransmissor responsável por inibir o sistema nervoso, ajudando a relaxar.

De acordo com alguns estudos, quando usado para tratar a insônia, o valeriano parece aumentar o tempo de sono, bem como diminuir o número de vezes que se acorda à noite.

Ingredientes

1 colher de sopa de raiz valeriana seca;
250 ml de água fervente.

Modo de encenação

Coloque a raiz valeriana na água fervente e deixe ficar de pé por 10 a 15 minutos. Em seguida, coe, e beba de 30 minutos a 2 horas antes de dormir.


3. Bálsamo de limão

Como a camomila, o bálsamo de limão é outra planta muito comumente indicada para tratar o excesso de estresse e insônia. De acordo com algumas investigações feitas, a planta parece prevenir a degradação de gaba no cérebro, o que potencializa o efeito desse neurotransmissor que tem como principal função relaxar o sistema nervoso.

Ingredientes

1 colher cheia de folhas secas de bálsamo de limão;
250 ml de água fervente.

Modo de encenação

Adicione as folhas em um copo com água fervente e deixe em pé por 5 a 10 minutos. Então coe e beba 30 minutos antes de dormir.

O chá de bálsamo de limão deve ser evitado durante a gravidez e a lactação.


4ª Passiflora

Passiflora é a flor da planta do maracujá e que, segundo diversos estudos, apresenta excelente ação relaxante do sistema nervoso, ajudando a tratar o estresse e a ansiedade, mas também pode ser uma grande aliada para o tratamento da insônia.

Ingredientes

1 colher (sopa) de folhas secas de passiflora ou 2 colheres de sopa de folhas frescas;
250 ml de água fervente.

Modo de encenação

Adicione as folhas de passiflora em uma xícara de água fervente e deixe em pé por 5 a 10 minutos. Então coe e beba de 30 a 60 minutos antes de dormir.

O chá de passiflora não deve ser ingerido na gravidez, nem por crianças menores de 12 anos de idade. Além disso, seu consumo pode interferir no efeito de alguns medicamentos, como aspirina ou varfarina, e é importante consultar um médico se você estiver usando algum tipo de medicamento.


5. Alface

Embora possa parecer estranho, o chá de alface tem mostrado um forte efeito sedativo e relaxante para os bebês. Assim, este chá é considerado uma opção segura de uso em crianças com mais de 6 meses. Além disso, este chá também pode ser usado na gravidez.

Ingredientes

3 folhas de alface picada;
1 xícara de água.

Modo de encenação

Ferva a água junto com as folhas de alface por 3 minutos. Então, deixe esfriar e beba durante a noite.

Com informações do Rede Brasil News