Confira dicas infalíveis para não abandonar a rotina de exercícios em 2024

06 de Janeiro 2024 - 12h59
Créditos: José Cruz/Agência Brasil

Quem nunca começou o ano estabelecendo metas para praticar atividade física e pouco tempo depois desistiu? Apesar de ser comprovado cientificamente os benefícios dos exercícios, grande parte da população não consegue se manter motivado para inclui-los na rotina diária.

Pensando nisso, o portal de saúde espanhol Saber Vivir elencou seis dicas para transformar a prática de atividades físicas em um hábito em 2024. Veja!

Anote seus objetivos

Antes de tudo, estabeleça objetivos específicos: perder alguns quilos, desconectar da rotina, reduzir o estresse e a tensão. A recomendação é escrevê-los em um papel e deixá-los em local visível. Segundo o portal, lê-los ajudará você a se manter firme.

Avalie sua condição física antes de começar

“Não adiantará colocar desafios que não estão ao seu alcance no curto prazo”, defende o portal. Seja realista, pois o esforço excessivo e metas grandiosas sem a constância necessária são motivos que levam as pessoas a desistirem.

Se ficar entediado, parta para novos desafios

Segundo o site espanhol, se o tédio é uma das razões te fazem desistir da atividade física, tente criar uma rotina de treinos mais variada. Em um dia, faça planos para melhorar os glúteos, em outros, para queimar os excessos de uma refeição, por exemplo.

Escolha um horário que combine com você

Se a agenda está apertada e não consegue treinar todos os dias ou pelo menos três vezes na semana, a recomendação é começar de onde estiver, seja uma ou duas vezes. Além disso, busque um horário satisfatório para realizar suas atividades.

“É melhor começar aos poucos, mas continuar, do que definir uma meta que você não conseguirá alcançar”, alerta a Saber Vivir.

Atividades que te agradem

Academia, esportes ou atividades ao ar livre. Escolha algo que dê prazer e não se guie pelo que está na moda. Quando você escolhe algo que se encaixa no seu estilo de vida, a chance de desistir é muito menor.

Acompanhamento de um personal

Ter ajuda de um personal trainer pode ser uma motivação a mais para não faltar ao treino. Além disso, ele poderá desenvolver um plano específico e adaptável ao seus objetivos, gosto e tempo disponíveis.

Com informações do Metrópoles