Confira 4 dicas para conciliar os exercícios físicos à sua rotina diária

08 de Agosto 2021 - 16h31
Créditos:

Acordar cedo, comer bem, pegar ônibus, trabalhar, estudar, levar os filhos para a escola, cuidar dos afazeres domésticos, passear com o pet, brincar com as crianças, descansar. Essas são tarefas comuns do dia a dia de boa parte dos brasileiros e, que segundo especialistas, precisam ser equilibradas com atividade física para evitar a exaustão e o sedentarismo.

O assunto é um dos que são debatidos em todo o país nesta quinta-feira (5), Dia Nacional da Saúde, e acendem novamente o alerta sobre a importância da prática de exercícios físicos para a prevenção e combate de doenças. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), adultos devem fazer atividade física moderada de 150 a 300 minutos ou de 75 a 150 minutos de atividade física intensa, quando não houver contraindicação.

“Com a vida agitada, muitos compromissos e cada vez menos tempo para si, as pessoas tendem a não iniciar ou não dar importância para o exercício físico. Isso torna o sedentarismo uma realidade que pode trazer malefícios futuros como doenças relacionadas ao sobrepeso e dores articulares, gerando limitações de movimento e podendo tirar do indivíduo ações simples, como sentar no chão para brincar com o filho”, explica o professor de educação física da Bodytech Tirol, em Natal, Marcos Vinícius.

Para ajudar homens e mulheres a darem start em uma vida mais saudável a partir dos exercícios físicos, o professor Marcos Vinícius lista quatro dicas para conciliá-lo em meio à rotina agitada.

1 - Procure um local para se exercitar perto de sua casa ou do trabalho. Isso facilitará a sua locomoção e poderá despertar o desejo da prática de exercícios.

2 - Manter o hábito não é fácil. Procure um exercício que te dê prazer e vontade de praticá-lo mais e mais. Se você ainda não sentiu desejo pela atividade que está sendo executada, provavelmente ainda não encontrou a atividade que mais combina com o seu perfil.

3 - Com a terceira idade chegando, há diminuição de força e massa muscular. Neste caso, busque exercícios que estimulem melhoria de força como musculação e pilates.

4 - Torne sua rotina mais ativa. Passe menos tempo sentado, troque elevadores por escadas ou até mesmo use menos o carro quando o deslocamento foi pequeno.

Notícias relacionadas

Últimas notícias