O dia 28 de janeiro de 2020 marcará os 77 anos da Conferência do Potengi, quando os presidentes brasileiro e americano, Getúlio Vargas e Franklin Delano Roosevelt, respectivamente, se encontraram em Natal, no ano de 1943, para discutir os rumos dos seus países na segunda guerra mundial.

A Conferência serviu para o Brasil definir de vez seu papel na guerra, oferecendo o envio de tropas para combater no front, no que seria conhecido como Força Expedicionária Brasileira (FEB).

Após 77 anos, a data nunca teve o devido reconhecimento das autoridades. O acordo aqui firmado pode ser considerado o mais importante envolvendo o Ministério das Relações Exteriores, e teve Natal como palco principal. Há 10 anos, um pequeno grupo que um dia foi a Fundação Rampa realiza uma simples homenagem com um passeio de jeep pelas ruas da capital potiguar, num esforço de não deixar a memória morrer.

Este ano, o trajeto percorrerá as ruas da Ribeira, Petrópolis e Tirol, encerrando em Parnamirim, onde a prefeitura municipal está viabilizando o Centro Cultural Trampolim da Vitória.

Serviço:

O que? Conferência do Potengi;

Quando? 28 de janeiro de 2020

Onde? Rampa (bairro de Santos Reis)

Horário? Comboio parte às 15h