Com ventos superiores a 30 km/h, RN registra em julho rajadas três vezes mais velozes que a média

05 de julho 2023 - 15h08
Créditos:


Os ventos estão mais fortes no Rio Grande do Norte neste início do mês de julho. As rajadas nos primeiros dias do mês ultrapassaram os 30 km/h na faixa litorânea do estado, o que representa um número três vezes maior que a média.

A informação foi repassada nesta quarta-feira (5) pela unidade de meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn).

De acordo com a Emparn, o aumento na velocidade dos ventos é de mais de 200%, em relação à média histórica, que é de 10km/h.

O chefe da unidade de meteorologia da Emparn, Gilmar Bistrot, explica o cenário se deve em função da intensificação do chamado Centro de Alta Pressão Atmosférica do Oceano Atlântico Sul, que está mais forte do que o normal.

Isso, portanto, provoca ventos de sul e sudeste mais intensos.

No fim de semana, Marinha do Brasil chegou a emitir um alerta de ventos fortes, de até 60 km/h, até esta quarta-feira (5) e recomendou que embarcações de pequeno porte evitem a navegação.

Na terça-feira (4), uma árvore tombou do canteiro central da Avenida Interventor Mário Câmara, em Natal. Moradores disseram que os ventos fortes na região ajudaram a derrubar a planta.

Nesta quarta (5), mais uma árvore caiu na Rua Santa Adélia, no bairro Planalto, na Zona Oeste de Natal.

Com informações de G1 RN