Com o preço do azeite em alta, substitutos saudáveis podem entrar em cena

06 de Dezembro 2024 - 09h29
Créditos:

O preço do azeite de oliva tem subido, pesando no bolso dos consumidores e gerando até memes nas redes sociais. De acordo com algumas previsões, essa situação pode persistir por um bom tempo. Por isso, muitas pessoas têm buscado opções alternativas ao azeite em preparos e finalizações de receitas.

No entanto, essa substituição nem sempre é simples. A nutricionista July Caldas, da Hapvida NotreDame Intermédica, explica que o azeite de oliva é um dos pilares da alimentação saudável, especialmente na dieta mediterrânea, amplamente reconhecida por seus benefícios à saúde. Rico em ácidos graxos monoinsaturados e antioxidantes, o azeite é um aliado poderoso na prevenção de doenças cardíacas, no controle dos níveis de colesterol e até no combate ao envelhecimento precoce.

Por isso, adverte a nutricionista, é importante escolher substitutos que não apenas proporcionem bons sabores, mas também mantenham as receitas saudáveis. Assim, é possível cuidar do bolso e da saúde ao mesmo tempo.

Em celebrações de fim de ano, por exemplo, azeite e seus substitutos podem ser usados para temperar saladas, molhos e até pratos quentes, agregando sabor e nutrientes de maneira leve — diferente dos molhos industrializados, que costumam conter grandes quantidades de conservantes e açúcar.

Nesse cenário, alternativas mais baratas e igualmente saudáveis, como o óleo de canola, o óleo de girassol e o óleo de abacate, explica July Caldas, podem ser boas opções para o dia a dia, especialmente em receitas que exigem frituras ou preparações a altas temperaturas. Isso porque são óleos que oferecem benefícios nutricionais, embora não tenham a mesma concentração de antioxidantes, como bem observa a nutricionista da Hapvida NotreDame Intermédica.

Óleo de canola

Estudos têm apontado diversas vantagens no consumo do óleo de canola. Ele contém cerca de 60% de ácido graxo monoinsaturado, o ácido oleico, que está relacionado ao aumento do HDL, conhecido como colesterol bom, protegendo contra doenças cardiovasculares.

Óleo de girassol

O óleo extraído das sementes de girassol é um potente anti-inflamatório e antioxidante, que contribui para a saúde do coração, da circulação e do cérebro. Além disso, é excelente para a pele e os cabelos, sendo rico em vitaminas e ômega 3. Sua gordura é considerada saudável e oferece vários benefícios para a saúde.

Óleo de abacate

O óleo de abacate é uma gordura rica em compostos bioativos, como vitamina E e catequinas, que têm propriedades antioxidantes e ajudam a combater os radicais livres. Esses compostos contribuem para a prevenção do envelhecimento precoce, diabetes e pressão alta. Com boas quantidades de ômega 3, 6 e 9, o óleo de abacate também possui ação anti-inflamatória e anticoagulante, ajudando na prevenção de doenças como derrame, depressão e Alzheimer.

Clique aqui e
receba nossas notícias gratuitamente!