Clubes debatem e querem votar redução para três rebaixados no Brasileiro

14 de Fevereiro 2023 - 04h03
Créditos:

Os clubes das Série A e B estão em um debate intenso sobre a possibilidade de redução do número de rebaixados no Brasileiro, de quatro para três. A ideia é colocar uma proposta para votação no Conselho Técnico da Primeira Divisão, nesta terça (14), na CBF. Não há unanimidade na questão.

O debate para redução do número de rebaixados no Brasileiro tem ocorrido em grupos de clubes nos últimos dias. Há times grandes favoráveis à pauta. Ainda mais porque esta edição de 2023 será a primeira a contar com todos os times mais tradicionais do Brasil em algum tempo.

A tese é de que ligas importantes pelo mundo, como a Premier League e a Bundesliga, têm apenas três rebaixados em um campeonato de 20 ou de 18 times. Apenas o Brasileiro tem uma queda de 20% dos times de um ano para outro. Na visão de dirigentes de clubes ouvidos pela reportagem, isso causa uma instabilidade financeira nas agremiações.

A discussão, que é antiga, se intensificou com a formação de duas ligas, Liga Forte Futebol e Libra, composta pelos times das duas divisões. Ambas têm propostas de redução do número de rebaixados para três em suas propostas. Só que isso ocorreria apenas em 2025 com a implantação de uma possível liga.

Agora, houve um movimento para levar a proposta de diminuir o número de rebaixados já nesta edição de 2023. Para isso, seria necessária uma modificação do regulamento da Série A, que prevê os quatro rebaixados, e também das regras da Série B. Há uma discussão jurídica se isso seria possível acontecer já neste ano ou em 2024, em caso de aprovação.

Existe a chance de formação de blocos na votação. Um dirigente da Liga Forte Futebol afirmou que a entidade iria deliberar e votar em bloco. São nove clubes na Série A, mas há outras 17 equipes em outras Séries. Essas equipes de outras divisões não recebem bem a ideia da redução pois teriam menos chance de ascensão.

Com informações de UOL