City se torna clube mais rico do mundo em nova realidade do futebol

27 de Março 2022 - 05h03
Créditos:

A "Money League", lista da consultoria Deloitte que reúne os 20 clubes mais ricos do mundo, apontou o Manchester City no topo: foi o clube que gerou maior receita em 2020/2021. É a primeira vez que o clube inglês chega a esta posição que variava antes entre Barcelona, Real Madrid e Manchester United. A ascensão financeira do clube de Guardiola representa uma nova era no futebol mundial. 

Clubes cujos donos são Estados ou bilionários gastadores já se tornaram protagonistas nas competições internacionais. São os casos do City, do PSG, do Chelsea.

Mas, apesar de seus gastos exorbitantes com contratações, não figuravam no topo da lista de receita. Isso porque times mais tradicionais —notadamente Real Madrid e Barcelona— têm maior número de fãs e, portanto, geravam mais dinheiro. É o tradicional do futebol: quanto maior a torcida, mais rico o time.

Só que esses clubes têm limites reais de receita que é da exploração da torcida. E estão sujeitos a perdas comerciais quando um Messi ou um Cristiano Ronaldo, além de jogadores grandes marcas, deixam seus quadros.

Fonte: Uol