Cientistas encontram mamífero da época dos dinossauros considerado extinto

02 de Dezembro 2023 - 03h24
Créditos:

Uma câmera despretensiosamente posicionada na floresta tropical da Indonésia capturou o que cientistas não imaginavam ver novamente: imagens de um pequeno mamífero peludo, coberto de espinhos e com bico.

A Zaglossus attenboroughi era uma espécie considerada extinta e encontrada apenas em museus durante mais de 60 anos. É conhecida como equidna – os únicos mamíferos que põem ovos além dos ornitorrincos.

James Kempton, biólogo e professor da Universidade de Oxford, no Reino Unido, foi o líder da expedição à Indonésia que “redescobriu” o animal nas Montanhas Ciclope. Em entrevista à rádio britânica NPR, ele contou que o time espalhou 80 câmeras pela floresta em um esforço que durou mais de um mês: “Tudo se resumiu ao momento final (…) Foram as últimas imagens, da última câmera que coletamos, no último dia da última subida da expedição”.

Kempton também explicou que a comunidade científica acredita que ele surgiu há cerca de 200 milhões de anos, quando ainda havia Terra, e até por isso, os equidna são chamados de “fósseis vivos”.

Fonte: CNN Brasil