Chefão do jornalismo da Globo anuncia saída da emissora após 34 anos

29 de Agosto 2023 - 11h41
Créditos:

A Globo anunciou nesta terça-feira (29) que seu diretor-geral de Jornalismo, Ali Kamel, deixará o cargo em dezembro de 2023 para ocupar a recém-criada função de coordenador do Conselho Editorial do Grupo Globo, presidido por João Roberto Marinho.

A movimentação atende a um desejo de Ali Kamel de deixar as funções executivas e as atividades diárias depois de 34 anos no Grupo Globo, 22 deles na Globo e em posições de liderança.

O novo diretor-geral de Jornalismo da Globo será Ricardo Villela, atual diretor-executivo de Jornalismo da Globo.

Parceiro de Ali desde 2005, quando chegou na Globo, Villela foi editor de política, editor-executivo e editor-chefe do Jornal da Globo, coordenou o Jornal Nacional, chefiou a redação de São Paulo e dirigiu a redação de Brasília. Ocupava a diretoria-executiva de Jornalismo há dois anos.

Ali Kamel também enviou carta aos colegas do Jornalismo da Globo com sua despedida. Ele diz que pesa na decisão o desejo de ter mais tempo livre com a família, além de considerar que quase três décadas em funções de liderança são um tempo excessivo.

"Depois de muita reflexão, concluí que tinha chegado o momento de deixar as minhas atividades diárias que exerci e ainda exerço com grande entusiasmo. Em 1995, eu me tornei editor-chefe do Globo de onde saí como diretor-executivo. Cheguei aqui na Globo em 2001 como diretor-executivo de jornalismo para me tornar diretor geral de jornalismo em 2012. São muitos anos exercendo funções de grande responsabilidade, mesmo dividindo-as com equipes maravilhosas", diz trecho.

Com informações de G1