
O fim de semana foi marcado pelo descumprimento do isolamento social e da ausência do cumprimento dos protocolos de segurança por parte da população potiguar que frequentou as praias urbanas nesse fim de semana. O fato preocupa as autoridades e em especial as entidades do setor produtivo que vem trabalhando massivamente pela retomada das atividades comerciais e cumprimento dos protocolos de segurança.
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal emitiu nota lamentando o ocorrido. Confira abaixo.
Lamentamos profundamente o comportamento equivocado das pessoas que foram às ruas sem uso de máscaras e fizeram aglomerações no fim de semana. Atitudes como essas são irresponsáveis e colocam em risco vidas e empregos. Estamos vivendo um momento de retomada responsável, gradativa, e todos precisam contribuir, para que tudo ocorra bem. É um dever cívico cumprir as regras, e manter os números de contaminação e ocupação de hospitais em queda.
O Setor produtivo que tanto pediu a retomada das atividades comerciais está fazendo sua parte. Desde a retomada no dia 30 de junho tem orientando lojistas e consumidores com o projeto SOS Protocolo, que visita in loco os estabelecimentos e conversa com os colaboradores e empresários sobre as regras para funcionamento. No primeiro ciclo da ação foram mais de 02 mil estabelecimentos visitados e orientados.
A postura do cidadão que descumpre as regras é um desrespeito, uma afronta e um risco a sociedade, pois fragiliza a rede de proteção que está sendo criada. Corremos o risco de retroceder, vermos voltar a crescer os números de doentes em nosso Estado, consequentemente voltar a fechar os estabelecimentos comerciais e parar de vez a economia que já está bastante comprometida.
Reiteramos ser dever de todos combater os avanços dessa pandemia, cada uma fazendo sua parte, tendo consciência do seu papel enquanto cidadão. Cabe aos gestores públicos, Federal, Estadual e Municipal fiscalizar o cumprimento dos decretos e protocolos, e a população de seguir as regras, ser consciente e CIDADÃO de verdade.
José Lucena
Presidente CDL Natal