CBF oficializa Fernando Diniz como técnico interino da Seleção Brasileira

05 de julho 2023 - 03h53
Créditos:

Fernando Diniz é oficialmente técnico interino da Seleção Brasileira Masculina de Futebol. O novo comandante da Amarelinha foi oficializado nesta terça-feira (4) pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

O contrato de Diniz terá a duração de um ano, com validade a partir dos jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, em setembro. 

Fernando Diniz seguirá à frente do Fluminense, conciliando os dois trabalhos. O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, revelou ao site oficial da CBF a preocupação em manter o técnico no clube carioca durante as competições, para que seja acionado somente durante o período de Data FIFA, quando os jogos no Brasil são paralisados.

"Fiz uma escolha à altura do que merece o torcedor brasileiro, considerando o cenário atual. Agradeço ao presidente Mário Bittencourt pelo entendimento diante da importância de uma resposta de qualidade da CBF ao torcedor. Acompanho a carreira de Fernando Diniz desde o início e considero que ele é parte de uma nova e promissora geração de treinadores que está crescendo no Brasil. Admiro sua maneira de enxergar o futebol, que se assemelha com o estilo dos mais importantes treinadores do mundo. Temos pela frente o desafio das eliminatórias da Copa do Mundo. Desejo não só as categorias de futebol da CBF integradas na parte estrutural, que estamos avançando, como também e principalmente no estilo de jogo em todas as categorias. E Diniz terá muito a contribuir também nessa missão. Mais uma vez agradeço ao clube e seus torcedores pelo apoio e vamos seguir sempre, na minha gestão, respondendo aos desafios com transparência e qualidade", comentou Ednaldo Rodrigues ao site oficial da CBF.

Em nota publicada em suas redes sociais, o clube carioca afirmou que os períodos de treinamento da Seleção Brasileiro não irão interferir nos trabalhos da equipe no CT Carlos Castilho. 

Após diversas avaliações, com reuniões e estudos da tabela dos jogos, além de consultar profissionais do clube, foi definido que a ida de Diniz à Seleção não teria impacto na rotina do clube tricolor. Sendo assim, ele só iria comandar os treinos durante os períodos de Data FIFA, não em período integral.

O Fluminense afirmou que jamais teria concordado com a liberação do seu treinador sem ter a total certeza da compatibilidade. Também foi ressaltado que ao longo da história houve muitos técnicos da Seleção, e até de outras seleções mundiais, que defenderam simultaneamente seus clubes.

Diniz está no comando do Fluminense desde a temporada passada, quando assumiu o clube após a saída de Abel Braga do comando técnico tricolor. Terminou o Campeonato Brasileiro na terceira colocação, classificando o clube para a disputa da Libertadores. Desde então foram 82 jogos com 47 vitórias, 15 empates e 20 derrotas. Totalizando 151 gols marcados e 78 sofridos durante esse período. Somando as duas passagens pelo Tricolor, são 125 jogos.