Vereador anuncia afastamento de ONG e gera crise na política da causa animal em Mossoró

12 de Outubro 2023 - 06h57
Créditos:

A política da causa animal em Mossoró, está passando por uma crise com acusações e notas, que vem criando um cenário turbulento não apenas a comunidade defensora dos direitos dos animais, mas também a imagem de um vereador que usa a causa como bandeira de política. A crise começou após a publicação de um vídeo pelo vereador Pablo Aires (PSB), no qual ele anunciava seu afastamento do Instituto Ampara, uma Organização Não Governamental (ONG) dedicada ao cuidado e proteção dos animais.

Pablo Aires, que afirmou ser um dos fundadores do Instituto Ampara, justificou seu afastamento da presidência da ONG por questões jurídicas. Alegou que, como vereador, não poderia assumir o comando de uma instituição que recebia recursos públicos por meio de emendas parlamentares. O Instituto Ampara, divulgou uma nota rebatendo as declarações do vereador e afirmando que não permitiria que a instituição fosse utilizada para fins políticos e interesses eleitorais.

O comunicado, em resposta ao vereador, diz que os recursos arrecadados por meio de doações seriam destinados exclusivamente para o funcionamento da clínica veterinária e o abrigo dos animais, deixando claro que o dinheiro não deveria ser utilizado para fins eleitorais. O conflito foi iniciado.

O Blog O Bronca, editado pelo jornalista Wal, trouxe à tona denúncias, acompanhadas por mensagens, áudios e vídeos que sugeriam que o vereador Pablo Aires havia usado a causa animal como uma ferramenta de autopromoção. De acordo com as informações reveladas pelo blog, o parlamentar não apenas promoveu sua candidatura política, mas também utilizou animais resgatados para arrecadar dinheiro, se beneficiando politicamente e favorecendo sua mãe. A casa onde funciona o abrigo estaria no nome dela.

O Blog revelou ainda que o vereador solicitava regularmente transferências de fundos do Instituto Ampara para a conta de sua mãe.

Pablo Aires, inicialmente se destacou no cenário político como membro do Movimento Brasil Livre (MBL) e participou de movimentos como o "Fora Dilma" em 2016. Porém, ao longo do tempo, o vereador migrou para o campo progressista e adotou a causa animal como uma bandeira de defesa, sendo eleito em 2020.

Pablo recentemente anunciou seu afastamento dos trabalhos legislativos, por questões de saúde. O vereador ainda não se pronunciou sobre a nota do Instituto Ampara e as denúncias do Blog o Bronca.

Com informações do Blog do Ismael Sousa