Campeão pelo Corinthians vira vendedor de chuteiras e revela que era o "terror" de Carlitos Tevez

28 de Fevereiro 2024 - 11h58
Créditos: Reprodução ge

Campeão brasileiro com o Corinthians na temporada de 2005, naquele time recheado de estrelas e liderado por Tevez, Wendel teve a carreira encerrada em 2017, aos 33 anos, por seguidas lesões.

Mas o pé de meia feito enquanto era jogador somado à aptidão para o comércio fizeram ele encontrar um caminho alternativo ligado ao esporte: a venda de calçados. É comercializando chuteiras e tênis que ele vive atualmente.

!Não ganhei muito dinheiro na carreira, mas soube o que fazer com ele. Não bebia, não comprei carrão, então não dava passos maiores que a perna. Comprei apartamento para os meus pais e hoje o dinheiro que ganho, reinvisto nas chuteiras", falou.

Aos 39 anos, o ex-jogador diz já ter vendido pelo menos cinco mil pares de chuteiras e tênis, que custam entre R$ 799,00 e a R$ 1.699,00. A carreira de Wendel no comércio começou com roupas, mas logo migrou para os calçados após sua passagem pelo futebol mineiro.

"Tive um companheiro do Uberlândia que vendia chuteiras e pedi para ele me ensinar. Eu já vendia algumas roupas, gostava disso, aí aprendi e comecei a fazer isso no Rio de Janeiro, onde eu moro. O negócio começou a dar certo. Hoje, só não ganho mais dinheiro do que nas épocas em que fui jogador do Corinthians e depois do Boa Esporte, de resto ganho mais do que ganhava", disse.

Ao ter o primeiro contato com o elenco do Corinthians, que era montado a peso de ouro pela parceria com a MSI no fim de 2004, o argentino Carlitos Tevez reconheceu no Parque São Jorge um rosto familiar. Era Wendel, cria do terrão que atuava nas categorias de base da seleção brasileira.

"O Tevez e o Mascherano me conheciam, a gente se enfrentava nas seleções de base (todos são nascidos em 1984). A primeira coisa que ele falou quando me viu foi: "Esse aí bate muito", relembrou o ex-jogador.

Wendel foi medalha de prata no Pan-Americano de 2003 e campeão do Torneio da Malásia naquele ano com a Seleção sub-20. Foi em 2003 que estreou no Timão, numa passagem de 119 jogos, um título conquistado e uma peculiaridade: uma improvisação que prejudicou seu estilo.

"Eu nunca estou no time base de ninguém que escala o Corinthians de 2005, mas fui titular em todos os jogos finais quando o Antônio Lopes (técnico) mudou o time para jogar com três zagueiros. Foi minha melhor época. Sempre fui zagueiro na base, mas aí na Seleção Sub-20 me pediram para jogar de volante e, quando voltei, o Vampeta tinha machucado. Subi como volante, isso me prejudicou."

Depois do Corinthians, Wendel jogou pelo LASK Linz, da Áustria, onde viveu boa temporada, mas depois passou a sofrer com um problema no joelho esquerdo. Após dois anos de tratamento, rodou por times como Mirassol, Guaratinguetá, Santo André, Rio Branco, Boa Esporte e Uberlândia.

Com informações de ge