Caminhada Histórica de Natal acontece neste sábado; saiba como participar

30 de Novembro 2019 - 05h05
Créditos:

A Caminhada Histórica de Natal chega à sua oitava edição neste sábado (30), firmando o compromisso de resgatar a cultura e a identidade natalenses, por meio do rico acervo histórico da cidade. Neste ano, o evento conta ainda com novidades que abrangem questões ambientais e de acessibilidade, além de concursos que premiarão estudantes, músicos e fotógrafos. 

Sucesso no calendário de eventos de Natal, a Caminhada Histórica tornou-se referência no resgate cultural da cidade e na valorização de todo o patrimônio histórico, enriquecendo ainda mais o potencial turístico da capital potiguar.

O percurso terá início às 15 horas, na Praça André de Albuquerque e passará por 50 locais de destaque da cidade, contemplando monumentos e atrações históricas, com a contextualização e a explicação sobre a importância de cada um, até finalizar na praça da Igreja do Bom Jesus Das Dores.

A inscrição poderá ser feita com a doação de 2kg de alimentos não perecíveis (exceto sal) por pessoa, que vão ser entregues a instituições parceiras. As doações poderão ser realizadas a partir do dia 1º de novembro nos seguintes postos de troca: Avohai Centro, Videira e Supermercados Favoritos da Ayrton Senna e de Ponta Negra.

Este ano, a preocupação com as questões ambientais será de grande relevância em todas as etapas de realização do evento. Durante a divulgação, todo o material impresso utilizado terá o selo FSC, uma certificação internacionalmente reconhecida que garante a procedência a partir de manejo florestal responsável. Além disso, durante a Caminhada, catadores devidamente cadastrados e identificados estarão trabalhando para impedir o acúmulo de lixo nas ruas e promover a coleta seletiva.

As ações de cunho ambiental que têm como mote a frase “Quem ama preserva e cuida do próximo”, reforçam ainda mais o objetivo principal da Caminhada em valorizar a cidade como um todo. 

Pensando na importância da participação de todos os natalenses, a organização prepara um ambiente inclusivo e acessível. A ideia é que todos possam interagir durante o percurso. Para isso, haverá interprete de Libras traduzindo, em tempo real, para a comunidade surda todo o conteúdo da Caminhada. Também estão sendo feitas parcerias com instituições responsáveis por crianças com Síndrome de Down e Autismo.

“A Caminhada tem como objetivo promover a integração entre a população e sua identidade. Queremos mostrar todo o potencial turístico de Natal, que já é internacionalmente conhecido por suas belas praias, avançando para questões históricas e culturais, por meio do rico acervo que está à nossa disposição. Nossa expectativa é que o público seja de 5 mil pessoas e que possamos arrecadar mais de 10 toneladas de alimentos”, destacou Jarbas Filho, diretor da Viva Entretenimento, idealizador e promotor do evento.

Mais uma novidade para esse ano é o I Concurso de Redação da Caminhada Histórica, realizado em parceria com a Assembleia Legislativa do RN. Com tema voltado para a história e a cultura de Natal, o concurso pretende aproximar os estudantes da riqueza cultural da cidade. O edital já está disponível no site da ALRN. Os vencedores serão anunciados no dia do evento. Além disso, serão realizadas as segundas edições dos concursos de música e fotografia, que foram sucessos no ano passado e premiaram grandes talentos locais. As fotografias deverão ser tiradas durante a Caminhada e as músicas, cuja inspiração deve ser a cidade de Natal, serão apresentadas no dia do evento. Serão premiados os três primeiros lugares em cada categoria. 

SERVIÇO – 8ª Caminhada Histórica do Natal
Data: 30 de novembro de 2019
Horário: Concentração às 14h
Local: Saída da Praça André de Albuquerque e chegada na praça da Igreja do Bom Jesus Das Dores.
Inscrição: doação de 2kg de alimentos não perecíveis