Câmara vai realizar sessão solene em homenagem ao MST

28 de Fevereiro 2024 - 08h23
Créditos: Reprodução MST

 

A Câmara vai realizar nesta quarta-feira (28), às 9h uma sessão solene em homenagem aos 40 anos de fundação do Movimento Sem Terra (MST).

A solenidade é uma proposição do líder do PT na Câmara, Odair Cunha (MG), e dos deputados Valmir Assunção (PT-BA), Dionilso Marcon (PT-RS) e João Daniel (PT-SE).

No documento, os parlamentares argumentam que o MST, ao longo de 40 anos, tornou-se uma “alternativa econômica de projeto de desenvolvimento alternativo no campo brasileiro”.

Para eles, o MST tem sido “responsável não apenas pela produção de alimentos saudáveis, mas também na garantia de escolas no campo, de cultura, esporte e lazer, que constrói ferramentas para acesso aos direitos básicos”.

A oposição, no entanto, reagiu. 

Os membros da Frente Parlamentar da Invasão Zero, da Frente Parlamentar da Agropecuária e parlamentares de oposição pretendem apresentar uma moção de repúdio à solenidade em homenagem ao MST. Segundo esses deputados, o MST não pode ser beneficiado com uma sessão solene, pois isso descredibiliza a Câmara dos Deputados.

“Era só o que faltava! Meia dúzia de fantoches da Câmara resolveram fazer uma ‘Sessão Solene em homenagem aos 40 anos do MST’. Será que vão falar dos crimes de invasão de terras, das famílias que perderam seu sustento nesse tempo?!”, disse o deputado Evair de Mello pelas redes sociais.

“Se analisar direitinho, são 40 anos confrontando a Justiça, recebendo recurso de maneira irregular, fraudando resultados, tirando famílias de suas terras e fazendo muita gente de besta”, disse o deputado sobre o MST.

Com informações de O Antagonista