Câmara Municipal de Ceará-Mirim elege novo vice-presidente

06 de Abril 2019 - 05h04
Créditos:

A Câmara Municipal de Ceará-Mirim realizou sessão especial na tarde desta sexta-feira 05 de abril para realização do processo de escolha para os cargos de vice-presidente e de segundo secretário que estavam em abertos na Mesa Diretora da Casa, em função da cassação dos mandatos das então vereadoras Ângela Aquino e Jumária Motta, por decisão do Tribunal Superior Eleitoral-TSE.

O vereador Manoel Vieira dos Santos – Nequinho-PPS foi eleito vice-presidente para suprir a vaga, deixada pela vereadora à época, Jumária Motta, que sequer chegou a assumir o cargo em função da perda do mandato.

Já o vereador Carlos Ramalho-PSD, foi escolhido segundo secretário da Mesa em suprimento da vaga deixada pela ex-vereadora Ângela Aquino, que havia sido reconduzida ao cargo, em eleição antecipada que reelegeu Ronaldo Venâncio (presidente) e Marcos Farias (primeiro secretário), para o biênio 2019/2020.

Desta forma, a nova composição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Ceará-Mirim ficou assim composta:

- PRESIDENTE: Ronaldo Venâncio – PV

- VICE-PRESIDENTE: Manoel Vieira – Nequinho - PPS

- 1º Secretário: Marcos Farias – PHS

- 2º Secretário: Carlos Ramalho – PSD

Os eleitos foram conduzidos aos cargos após ampla articulação e entendimento entre os edis, e à unanimidade de votos dos 15 paramentares presentes à Sessão Especial.

A Mesa Diretora é o órgão que administra a Câmara e conduz o processo legislativo do parlamento.

Ao final do processo eleitoral, os eleitos e os que seguem em seus cargos na Mesa Diretora, fizeram uso da palavra para agradecer a cada vereador o voto de confiança.

“Nesse momento, minha palavra é de agradecimento a todos os colegas vereadores pois, não posso deixar de reconhecer o esforço feito pelo presidente desta Casa, Ronaldo Venâncio, que teve a sensibilidade de escolher a melhor forma de dizer ao povo de Ceará-Mirim que o objetivo é atender aquilo que o próprio povo quer, que é exatamente harmonia entre os poderes. Aqui eu fico muito grato a todos os demais colegas por terem me escolhido juntamente com o vereador Carlão para que pudéssemos contribuir com o povo de Ceará-Mirim. São essas minhas palavras de agradecimento a todos vocês”, disse o vereador Nequinho.

O primeiro secretário da Mesa, vereador Marcos Farias-PHS, tratou o momento como um recomeço para o povo de Ceará-Mirim, deixando as querelas para trás.

“Recomeço de novos pensamentos, mas de forma coletiva, de forma unânime com esta Casa, e que temos agora a oportunidade de deixarmos, como diz o vereador Luciano, as querelas para trás, e entendermos que é um momento de reestruturarmos os pensamentos para que a população de Ceará-Mirim não passe mais despercebida, não por nós, mas por dois instrumentos importantes que é a Casa Legislativa e o Palácio Antunes, a prefeitura de Ceará-Mirim. Quero aqui agradecer a todos por reconduzir o nosso presidente Ronaldo, esta Mesa, para concluirmos este biênio. Nós estamos a partir de hoje, celebrando esta nova forma, este novo modelo desta Casa Legislativa, um modelo de união, de paz e de muito trabalho”, ressaltou o primeiro secretário, Marcos Farias.

O vereador e presidente da Casa, Ronaldo Venâncio-PV, disse que faz da política um instrumento do bem comum e do alcance social, porque se assim não fosse não teria motivos para continuar na missão que encampa há muito tempo nesses mais de 20 anos de vida pública.

E afirmou, com absoluta certeza que este dia será a memória viva e eternizada para sempre na Casa Legislativa.

“A palavra de ordem agora é avanço. Quero me dirigir de maneira especial a todos os edis, dizendo que não há vitoriosos nem derrotados. O que acontece neste momento é a construção de ideias e objetivos comuns em prol dos trabalhos do parlamento, visando procurar os meios para fomentar o bem da população dos verdes canaviais. Nos momentos de maior turbulência que enfrentei dias atrás, valei-me do seguinte ensinamento: eu tenho fé e esperança, e com elas percorro o mundo”, assim Ronaldo classificou o momento.

O presidente da Câmara ressaltou ainda que, o exercício da política quando bem utilizada não permite construir muros, e sim, pontes.

Por fim, o vereador Carlos Ramalho-PSD, escolhido para o cargo de segundo secretário da Mesa Diretora, agradeceu a todos que escolheram seu nome, pela confiança, e que dará o melhor de si, para, agora na Mesa, continuar representando o povo de Ceará-Mirim.

“Quero parabenizar nosso presidente Ronaldo, pela sabedoria de conduzir esta Casa, pelo equilíbrio que um político tem que ter. Quero parabeniza-lo por isso, porque seu equilíbrio foi essencial em todo esse processo que nós enfrentamos. Enfim, agradeço a todos os envolvidos e quero que Nossa Senhora Aparecida continue abençoando esta Casa, porque sei que todos nós temos boas intenções e queremos trabalhar pelo nosso município”, finalizou o vereador Carlos Ramalho.