Câmara de Natal debate Visibilidade Lésbica em audiência pública

02 de Setembro 2022 - 14h50
Créditos:

A Câmara Municipal de Natal realizou a audiência pública da Frente Parlamentar de Promoção e Defesa da Cidadania LGBT, na manhã desta sexta-feira (02), para o lançamento da Cartilha Visibilidade Lésbica. 

A vereadora Brisa Bracchi (PT), presidente da Frente, explicou que o tema da reunião é muito simbólico, já que está conectado com o calendário de agosto, quando é celebrado o Dia do Orgulho e da Visibilidade Lésbica.

“No final do primeiro semestre fizemos a instalação da Frente e hoje é nossa primeira reunião. O tema é uma forma de trazer o protagonismo das mulheres dentro do nosso debate e pensar sobre as particularidades delas. Hoje conseguimos debater elementos muito importantes sobre a vivência dessas mulheres e definir encaminhamentos para a melhoria da qualidade de vida delas”, afirmou Brisa.

Para o debate estiveram presentes representantes do Grupo Afirmativo de Mulheres Independentes (GAMI), do Centro Municipal de Cidadania LGBT e da Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (SEMJIDH). 

“Estamos aqui, hoje, reafirmando o compromisso com a legislação municipal para fortificar a luta das parlamentares por mais políticas públicas e mais recursos para que nossa população possa estar fortalecida dentro da nossa cidade. Muitos profissionais ainda não estão preparados para receberem as mulheres lésbicas, bissexuais e transgênero, e muitos deles ainda se assustam e não sabem lidar com essas mulheres, então lutamos para conseguir atendimento, especialmente na saúde pública, com dignidade”, relatou Goretti Gomes, coordenadora geral do GAMI.

Janaína Lima, coordenadora da Diversidade Sexual e de Gênero da SEMJIDH, evidenciou a importância do trabalho da Frente Parlamentar: “Um dos grandes compromissos de uma frente parlamentar como essa, em defesa da cidadania e da promoção dos direitos da população LGBTI+, é garantir e fiscalizar para que leis possam ser regulamentadas, e certificar que essas políticas não sejam só um documento, mas de fato se tornem serviços públicos e políticas sociais para município”.

Para as próximas reuniões da Frente Parlamentar de Promoção e Defesa da Cidadania LGBT, a vereadora Brisa Bracchi explicou que já existem alguns temas elencados, entre eles ,a questão do orçamento público e a revisão dos planos de educação.