Coronavac: Butantan vai cancelar acordos com mais de 180 cidades

14 de Janeiro 2021 - 12h57
Créditos:

O Instituto Butantan deve comunicar na próxima segunda-feira (18) o cancelamento de todos os acordos com cidades para fornecimento da CoronaVac. O presidente do instituto, Dimas Covas, disse que todas as doses da vacina serão entregues ao Ministério da Saúde, logo que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar o uso emergencial ou o registro da vacina. O órgão discute no próximo domingo (17) a solicitação para que 6 milhões de doses da vacina tenham a autorização de uso para grupos específicos.

Segundo Covas, assim que o acordo for fechado, o Ministério da Saúde assume a distribuição da vacina via Programa Nacional de Imunizações (PNI). "O critério é populacional. Todos os estados vão receber da mesma maneira. O acordo com os municípios era para o caso de o Ministério se recusar a comprar a vacina, mas como firmamos a parceria isso não vai acontecer", explicou.

A Coronavac teve 184 municípios interessados, que foram diretamente à direção do Instituto Butantan para tentar obter a vacina. São cidades de fora do estado de São Paulo que resolveram ter um ‘plano B’ para caso o plano de vacinação do Ministério da Saúde não avançasse. 

A diretoria do Butantan recebeu também o pedido de 10 associações de municípios de vários estados. De acordo com o setor técnico da Secretaria de Desenvolvimento Regional do Governo de São Paulo, sse somadas todas as cidades desses coletivos, seriam mais de 1000 municípios interessados na vacina chinesa.

Fonte: CNN