
O Brasil é campeão do Sul-Americano Sub-20 2025, pela segunda edição consecutiva. A Argentina começou a última rodada com o mesmo número de pontos do Brasil, mas não conseguiu tirar a vantagem brasileira no hexagonal final do torneio na Venezuela.
Os hermanos começaram o jogo contra o Paraguai precisando compensar quatro gols no saldo e ficaram bem longe disso: perderam para o Paraguai por 3 a 2, neste domingo (16).
O Brasil conquista o título mais uma vez sob o comando do técnico Ramon Menezes. Ele já tinha comandado o time em 2023.
O próximo desafio da categoria é o Mundial, que será ainda este ano, no Chile. A data? 27 de setembro a 19 de outubro.
E pensar que a campanha começou com uma derrota histórica e constrangedora para o Brasil: 6 a 0 diante da própria Argentina, ainda na primeira fase.
Mas aquela goleada ficou para trás, em um período de recuperação psicológica e reorganização parcial do time.
A seleção brasileira terminou o hexagonal com 13 pontos. A Argentina ficou com 10.
A rodada final
A confirmação do título brasileiro veio em uma rodada de vitória da seleção sobre o Chile, por 3 a 0.
A Argentina entrou em campo contra o Paraguai precisando vencer por quatro gols de diferença. Saiu perdendo por 2 a 0, até igualou no segundo tempo, mas perdeu por 3 a 2.
Na hora H, uma Argentina irreconhecível, sobretudo se nos lembrarmos do 6 a 0 na primeira rodada, ainda na fase de classificação.
Os garotos do Brasil assistiram à última partida do campeonato na arquibancada. Ainda com uniforme de jogo, viveram a experiência de torcedor, enquanto comiam o lanche para repor as forças. Comemoraram cada gol como se fosse deles e até gritaram "olé".
Depois, desceram ao gramado para levantar o troféu e receber as medalhas de campeão.
Com informações de UOL