Bolsonaro: Estados e municípios devem explicar testes próximos a vencer

23 de Novembro 2020 - 13h33
Créditos:

O presidente Jair Bolsonaro afirmou via rede social, nesta segunda-feira (23), que "todo o material" para testes de covid-19 foi enviado a estados e municípios, que, de acordo com ele, devem explicações se os produtos perderem a validade antes de serem utilizados.

"Todo o material foi enviado para estados e municípios. Se algum estado/munícipio não utilizou deve apresentar seus motivos", disse Bolsonaro.

A afirmação veio após uma seguidora questioná-lo sobre notícias de que testes estocados estão próximos do prazo de validade.

O caso foi revelado ontem (22) pelo jornal O Estado de S. Paulo. Segundo a reportagem, 6,86 milhões de testes RT-PCR armazenados em São Paulo vencem até janeiro do próximo ano. Ainda segundo a matéria, o estoque de responsabilidade do Ministério da Saúde e não de estados e municípios.

Em nota, o Ministério da Saúde confirmou que existem testes próximos do vencer, mas não revelou a quantidade. No texto, foi informado ainda que o Ministério  aguarda estudos sobre a viabilidade de estender a validade dos material e que eles são distribuídos conforme a demanda dos estados.

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) afirmou que alertou várias vezes o governo federal acerca da falta de materiais para o processamento de amostras do teste PCR.

Fonte: G1