Bolsonaro diz que respeitará resultado: "Quem tiver mais votos leva"

29 de Outubro 2022 - 04h13
Créditos:

Após o debate na TV Globo com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou na madrugada deste sábado (29/10) que respeitará o resultado das eleições. Segundo ele, levará o pleito aquele candidato que tiver mais votos.

"Quem tiver mais votos assume o governo", disse. "Não há a menor dúvida: quem tiver mais votos leva, isso que é democracia", emendou.

No último dia 26, Bolsonaro concedeu uma declaração semelhante garantindo que o candidato que obtiver mais votos deva assumir a presidência, de forma justa.

"Sabemos que está em cima, as eleições estão aí, mas um lado que é o meu está sendo muito prejudicado e não foi de agora. A gente espera que haja celeridade das autoridades de Brasília que eleições se decidam no voto. Aquele que tiver mais voto na urna deve assumir o cargo na data adequada", disse na data.

No entanto, ao longo do mandato, Bolsonaro tem lançado dúvidas sobre a lisura do sistema eleitoral.

Na entrevista, o chefe do Executivo ainda apelou a apoiadores para que virem votos. "Arranje mais um voto. Leve a vó para votar, o vovô, quem está indeciso. Ganhe esse voto para nós", pediu.

Nas considerações finais do debate, o presidente se confundiu com um ato falho que chamou atenção nas redes sociais afirmando concorrer ao cargo de deputado federal. "Muito obrigado, meu Deus. Se essa for sua vontade, estou pronto para cumprir com mais um mandato de deputado federal", disse. Ao perceber o erro, corrigiu: "de presidente da República".

Correio Braziliense