
Cerca de 75 mil britânicos receberam um "presente de Natal" inusitado. O Santander do Reino Unido transferiu, por engano, um total de 130 milhões de libras, o equivalente a mais de US$ 175 milhões, que foram distribuídos para milhares de correntistas, inclusive de bancos rivais, no dia de Natal. E, agora, está tentando recuperar o dinheiro.
Em comunicado divulgado no fim de semana, o Santander informou que está buscando a ajuda de seus concorrentes para tentar reaver a quantia.
"Sentimos muito que, devido a um problema técnico, alguns pagamentos de nossos clientes corporativos foram duplicados em depósitos para os destinatários", diz o comunicado.
Segundo o banco, nenhum dos clientes cujas contas originaram esses depósitos equivocados tiveram descontos indevidos como resultado desta falha técnica. "Estamos nos esforçando junto a vários bancos de todo o Reino Unido para recuperar essas transações duplicadas nos próximos dias", afirma o texto.
Muitos que receberam o depósito indevido podem nem ter notado o erro. Na conta dos clientes, pode ter parecido um pagamento regular, porque foram quantias duplicadas de depósitos corriqueiros, feitos por clientes corporativos para pagar fornecedores e empregados. Cerca de 2 mil contas comerciais do Santander apresentaram a falha.
Clientes de dezenas de bancos, como Barclays, HSBS e Virgin Money, estão entre os que receberam os pagamentos indevidos, segundo reportagem do The Times of London, que primeiro noticiou a falha.
Fonte: O Globo