Banco do Nordeste reforça presença no Distrito Irrigado do Baixo Açu

09 de Janeiro 2024 - 14h43
Créditos:

O Distrito Irrigado do Baixo Açu (Diba) tem todos os fatores que permitem a exploração de culturas de alto valor agregado: terras que estão entre as mais férteis do mundo, água em abundância e energia na porta do produtor. Tem também o crédito rural do Banco do Nordeste, que vem destinando atenção especial à consolidação do projeto. Hoje, uma equipe da instituição de desenvolvimento regional foi à região para entender as demandas mais recentes dos agricultores.

Gerentes gerais, de relacionamento e agentes de desenvolvimento das unidades de Angicos, Assú e Macau passaram o dia em visitação à sede do Diba e a unidades em fase de produção plena. Entrecortado por 40 quilômetros de canais, o distrito irrigado é o maior do estado, com 9 mil hectares, dos quais quase 2.500 implantados. Em 2023, o BNB contratou R$ 3,5 milhões somente com os clientes do polo agrícola e a expectativa para este ano é de dobrar o volume de crédito concedido.

É possível encontrar lavouras de banana, milho, coco, feijão, limão Taiti, sorgo, mamão, soja, manga, jerimum, melancia e até campos de feno e grama de jardim. A produção anual supera 46 mil toneladas, empregando mais de 400 trabalhadores com carteira assinada. Explorar todo o potencial do Diba é certeza de desenvolvimento para o Vale do Açu e para o estado.

Na ação itinerante, o Banco do Nordeste reforça a parceria com a Associação do Distrito Irrigado do Baixo Açu, com entidades parceiras ligadas ao campo e com os produtores. A área é ocupada por agricultores familiares, com áreas de oito hectares, por técnicos agrícolas, lotes empresariais e agroindustriais.

O gerente executivo Agro, em exercício, Alexandre Magno, coordenou a visita. Segundo ele a estratégia da Superintendência do RN é estar próxima aos produtores para entender suas demandas e como o Banco do Nordeste pode ajudá-los no desenvolvimento de suas atividades.

"Essa é a tônica de nosso trabalho e estamos buscando, cada vez mais, estar preparados e capacitados para agilizar o crédito. Neste sentido, contar com nosso time de gestores nessa visita ajuda a estreitar a comunicação direta com o produtor e trazer mais ganhos ao setor", explica o gestor.