Bale, ex-Real Madrid, anuncia aposentadoria do futebol

09 de Janeiro 2023 - 10h03
Créditos:

O atacante Gareth Bale, um dos maiores nomes da história do futebol galês, anunciou sua aposentadoria. Aos 33 anos, o ex-Real Madrid deixa os campos profissionais apenas seis meses de sua chegada no Los Angeles FC, da Major League Soccer, e depois de sua única participação em uma Copa do Mundo.

"Após consideração cuidadosa e cuidadosa, anuncio minha aposentadoria imediata do clube e do futebol internacional. Me sinto incrivelmente feliz por ter realizado meu sonho de praticar o esporte que amo", publicou o galês.

Bale publicou uma carta separada de despedida apenas da seleção galesa. O atacante tem 111 partidas com a equipe e é o jogador que mais vezes vestiu a camisa de País de Gales.

“Minha decisão de me aposentar do futebol internacional foi (seleção), de longe, a mais difícil da minha carreira”, definiu o atacante.

Bale anuncia sua aposentadoria seis meses antes do fim de seu contrato com o LAFC. Pelo time da MLS, o galês fez três gols em 13 partidas, em curta passagem, mas foi decisivo com um gol na decisão da última edição da liga, que terminou com título da equipe de Los Angeles, o último da carreira do atacante.

Bale é o maior artilheiro e jogador com mais jogos por País de Gales, com 40 gols em 111 jogos
A aposentadoria de Bale era cogitada após o fim do contrato do atacante com o Real Madrid, em junho do ano passado. Na ocasião, a imprensa britânica chegou a publicar que o atacante continuaria sua carreira apenas na seleção galesa. Ele, no entanto, foi para os Estados Unidos, mas permaneceu no LAFC apenas por seis meses.

A carreira de Gareth Bale:

  • 664 jogos
  • 225 gols
  • 17 títulos

Bale iniciou a carreira profissional no Southampton, em abril de 2006. Ele se transferiu para o Tottenham no ano seguinte. Nos Spurs, o galês permaneceu por seis temporadas e ganhou destaque. Em 2012/13, teve o ano mais goleador de sua carreira, com 26 gols.

Logo depois, se transferiu para o Real Madrid, como jogador mais caro da época, por 101 milhões de euros. Ele voltaria ao Tottenham em 2020, em empréstimo de um ano da equipe espanhola.

No Real Madrid, Bale formou o famoso trio BBC, com Cristiano Ronaldo e Benzema, e teve o período mais vitorioso da carreira. Fez gols memoráveis, como o da final da Copa do Rei em 2014, contra o Barcelona, e a bicicleta diante do Liverpool, na decisão da Champions de 2018.

No entanto, seus últimos anos em Madri foram polêmicos. Bale acumulou lesões e perdeu espaço a partir da temporada 2018/19. Na classificação do País de Gales à última edição da Eurocopa, ele posou com uma bandeira provocativa ao Real, na qual dizia que seu país e o golfe estavam à frente na sua lista de prioridades.

No total, Gareth Bale teve 106 gols em 258 partidas pelos merengues. Sua última temporada na equipe foi com apenas sete partidas e um gol e uma tímida despedida.

Com informações do Globo Esporte