Balcão do Cidadão Correios propõe facilitar o acesso a multisserviços

25 de Junho 2019 - 08h42
Créditos:

Nesta quinta-feira (27), os Correios promovem o lançamento estadual do Balcão do Cidadão, que prevê a disponibilização de serviços públicos com qualidade, comodidade e conveniência nas agências dos Correios. O evento será às 9h30, no auditório da Governadoria, no Centro Administrativo do RN. É uma oportunidade para instituições públicas e privadas de expandir a prestação de multisserviços com a utilização da infraestrutura e da capilaridade das unidades de atendimento da estatal.

O evento contará com a palestra do superintendente estadual dos Correios, Rodrigo do Patrocínio Medeiros, que fará a apresentação do Balcão do Cidadão às autoridades do setor público e parceiros da iniciativa privada. O diretor geral do ITEP-RN, Marcos Brandão, abordará a importância da parceria que está sendo implementada com os Correios para ampliar os canais de acesso do cidadão potiguar à Carteira de Identidade.

Alguns dados relevantes sobre o projeto do Balcão do Cidadão:

- os Correios são a única empresa pública presente em todos 5.570 municípios brasileiros, possuindo mais de 11 mil pontos de atendimento instalados pelo país;

- 64,7% dos clientes percorrem uma distância de até 3 km para chegar a uma agência dos Correios, 71,2% afirmam levar no máximo 15 minutos no trajeto;

- nos Correios, mais da metade dos atendimentos diários é destinado ao público das classes C, D e E;

- 70% da população das classes D e E não possui acesso à internet*;

Conveniência e proximidade

Os Correios reforçam a sua vocação histórica de colaborar para integração nacional, inclusão social e promoção de políticas públicas. A empresa já presta vários serviços em suas agências como a emissão, regularização e alteração de CPF, emissão de certificado digital, entrada no seguro por acidente de trânsito (DPVAT), distribuição de kit de conversão para recepção do sinal digital de TV e pagamento de aposentados de INSS por meio do Banco Postal.

Alguns projetos estão em andamento dentro da proposta do Balcão do Cidadão como a emissão de Carteira de Identidade no Estado do Rio Grande do Norte (parceria com o ITEP-RN); emissão de Carteira de Trabalho no Estado de São Paulo; e recadastramento escolar na cidade de Belo Horizonte/MG. No dia 31 de maio, o  governo de Minas Gerais assinou um protocolo de intenções para universalizar o atendimento aos cidadãos mineiros em seus mais de 800 municípios através da rede de agências dos Correios.

Com a ampliação de novas parcerias, as agências dos Correios espalhadas pelo país se tornam centrais de serviços, locais onde os cidadãos podem resolver questões importantes e necessárias ao seu dia a dia. Assim, será possível gerar economia entre os entes parceiros, encurtar distâncias e proporcionar melhor qualidade de vida à população que necessita dos serviços públicos.