Audiência na Câmara ressalta importância de investimentos para a energia solar

14 de Dezembro 2019 - 19h50
Créditos:

A produção da energia solar fotovoltaica como fator de emprego e renda em Parnamirim foi discutida em audiência pública na Câmara Municipal, na tarde desta quinta-feira(12). A ação, de propositura do mandato da vereadora professora Nilda, reuniu especialistas e empreendedores do segmento de energias renováveis.

O debate foi coordenado pela vereadora professora Nilda. Ela ressaltou a importância da casa legislativa em promover a discussão. “Pensando no desenvolvimento da nossa cidade, na geração de emprego e renda, provocamos importante discussão com pessoas capacitadas sobre o assunto para sabermos o que é necessário para que o município e a população possa usufruir desse benefício”, justifica a parlamentar.

O professor do IFRN, Augusto Cesar Fialho, fez uma explanação sobre o uso e crescimento do setor fotovoltaico no Rio Grande do Norte e na grande Natal. “A região nordeste é que mais apresenta radiação solar do país, o que possibilita a geração em grande escala da energia solar fotovoltaica e sua exploração. Então, por se tratar de um recurso totalmente renovável e não poluir o ambiente, seu uso tem crescido exponencialmente no RN”, falou.

A audiência serviu para a população tirar dúvidas sobre o uso da energia solar. Igor Martins quis saber o protocolo de instalação. “Tenho curso técnico em engenharia, mas gostaria de saber como funciona o modo preparatório para a instalação e se necessita de uma homologação pela ANEEL para se iniciar nesse mercado?”, perguntou ao professor Augusto Cesar, que respondeu “que necessita ter conhecimento em eletricidade”.

Ao final, Nilda adiantou que o debate irá proporcionar a criação de encaminhamentos pelo seu gabinete e, que em seguida, direcionará os mesmos para os setores responsáveis, no intuito de ampliar a discussão em prol de melhorias para a temática. 

Participaram também da audiência o gerente geral do Banco do Nordeste, Luciano Fabrício, a analista técnica do SEBRAE, Maézia Teodora, além do professor Guilherme Dantas, demais autoridades e população.