Audiência em baixa e clima difícil: Globo quebra a cabeça com Encontro

09 de Maio 2023 - 15h29
Créditos:

Com a ausência de temas quentes e o fim do BBB, o Encontro tem falhado em conquistar bons números de audiência, o que tem gerado uma série de dores de cabeça para a Globo. 

De acordo com a coluna Splash, de UOL, além da crise de convivência dos apresentadores, evitar a queda da audiência das manhãs virou uma preocupação acima do normal nos bastidores da emissora.

Até algumas semanas, a maior preocupação com o Encontro era a relação de Patrícia Poeta e Manoel Soares. Segundo fontes da coluna, até mesmo poderosos diretores da Globo precisaram intervir no assunto, e, após reuniões, cogitaram separar os apresentadores.

O que não é segredo para ninguém é que, apesar de Patrícia e Manoel terem diminuído os ânimos, os dois não se suportam e não fazem mais questão de esconder. Não há qualquer química de trabalho entre eles.

A própria equipe do programa acredita que separá-los será a melhor solução. A direção da Globo cogitou a ideia, oferecendo algo novo para Manoel Soares, mas, para evitar novos "burburinhos", tem tratado do assunto de forma bastante cautelosa.

A Globo disse não haver nenhum novo projeto para Manoel Soares no momento: "Ele continua no Encontro e no Papo de Segunda [GNT]".

Com relação à audiência, já era esperado que com o fim do BBB uma parte do público abandonasse o matutino, que trazia conteúdos extras e debates sobre o reality show. No entanto, algumas ideias tentadas para que o programa recupere os números no Ibope não têm funcionado e isso tem deixado a equipe em um clima de apreensão. Há internamente a expectativa de que outros temas que possam "esquentar" a atração passem a ser mais abordados.

Segundo o NaTelinha, a audiência do Encontro na sexta passada (5) foi tão ruim que marcou menos que o Jornal da Globo, transmitido na madrugada. Foram 5,5 pontos na Grande São Paulo, contra 6.9 do programa jornalístico — cada ponto do Kantar Ibope equivale a 76.953 domicílios e 206.674 indivíduos.

Durante o BBB, o programa conseguiu superar a barreira dos 10 pontos. Segundo o site "TV Pop", no dia 3 de fevereiro, que também era uma sexta-feira, a atração marcou 10.4 pontos.

Apesar do descontentamento da Globo, não há previsão, pelo menos para este ano, que o Encontro acabe ou sofra alguma mudança drástica. O motivo? Os patrocinadores. O máximo que pode acontecer é a separação dos apresentadores, mas, mesmo assim, a emissora quer lidar para que tudo pareça o caminho natural.

Com informações de Splash - UOL