Atriz de Pantanal abre 17 franquias em 5 anos: 'Precisava de um plano B'

07 de Maio 2023 - 04h09
Créditos:

A atriz Paula Barbosa, 36, a Zefa da novela "Pantanal", precisava de um plano B porque sentia que sua carreira havia desacelerado, e decidiu investir em franquias. Hoje, é dona de 17 lojas.

Veja como a atriz virou empresária

  • Paula e o marido, Diego Dalia, estudaram bastante as opções de negócio. Antes de investir na Cia Marítima (moda praia), o casal chegou a visitar a fábrica e outras lojas da marca.
  • Paula era cliente da Cia Marítima. Ela escolheu investir no negócio porque se identificava com a marca e com as estampas dos biquínis. A primeira franquia foi aberta em 2018, em São Paulo. Hoje, são quatro unidades da marca.
  • Eles viram uma nova oportunidade em negócio de conserto de roupas. O casal investiu também em franquias da Arranjos Express. Hoje, são 13 unidades da marca.
  • Fizeram parcerias para aumentar o faturamento. Eles têm parceria com outras lojas dos shoppings para que elas indiquem aos seus clientes a Arranjos Express para fazer os ajustes das roupas. O faturamento da loja do shopping da Mooca, em São Paulo, por exemplo, aumentou 40% de um mês para o outro.
  • Paula tem outros três sócios no negócio. São eles: Diego Dalia (marido), Fernanda Barbosa (irmã da Paula) e Bernardo Saboia (marido de Fernanda).
  • Maioria das franquias fica na capital paulista. São 17 franquias (4 da Cia Marítima e 13 da Arranjos Express) em São Paulo e em cidades do interior do estado (Guarulhos, Campinas e Jundiaí). As três últimas franquias foram abertas em 2022.
  • Fazer a barra de uma roupa em até uma hora é o carro-chefe na Arranjos Express. O valor do serviço custa de R$ 33 a R$ 54. Na Cia Marítima, os biquínis custam de R$ 300 a R$ 350, em média.
  • O faturamento das 17 franquias foi de R$ 18 milhões em 2022. O lucro não foi divulgado.
  • No início, Paula chegou a dobrar biquínis nas lojas. Hoje, as lojas possuem 104 funcionários. Paula diz que as gerentes estão alinhadas com o negócio e que ela não precisa estar acompanhando tão de perto.
  • Após três novelas na Globo, senti que a carreira havia desacelerado, que não poderia ficar parada e que precisava de um plano B. Logo, surgiu a ideia de investir em franquias.
  • Paula Barbosa, atriz e empresária

Quem é atriz Paula Barbosa

  • Ela é neta de Benedito Ruy Barbosa, autor da novela "Pantanal".
  • Sua mãe, Edilene Barbosa, também é escritora de novelas.
  • Ela é prima do autor Bruno Luperi, responsável pelo remake de "Pantanal" em 2022.
  • Paula já fez cinco novelas. Ela atuou em "Paraíso" (2009), "Amor Eterno Amor" (2012), "Meu Pedacinho de Chão" (2014), "I Love Paraisópolis" (2015) e "Pantanal" (2022).
  • No teatro, sua última peça foi "Antes que Amanheça" (2018).
  • Ela está se dedicando no momento à carreira musical.
  • Paula é casada com o produtor musical Diego Dalia, 39.
  • Seu primeiro negócio foi uma clínica de estética, em São Paulo. A clínica funcionou de 2009 a 2012. "Foi uma experiência interessante, mas é difícil começar do zero. Eu não tinha conhecimento de administração do negócio", afirma.

Casal fez 'lição de casa', diz consultor

Ruy Barros, consultor de negócios do Sebrae-SP, diz que Paula e o marido fizeram a "lição de casa" antes de abrir o negócio.

Confira o que ele disse:

  • O casal fez a lição de casa. Antes de escolher a franquia, o casal fez o que todo empreendedor deveria fazer, como estudar o segmento, visitar outros franqueados e até a fábrica da marca.
  • Paula tinha identificação com a Cia Marítima, da qual era cliente. Isso é importante na hora de escolher em qual franquia investir.
  • O casal soube se adaptar aos negócios, como entender o público de cada loja das franquias.
  • No segmento de moda, vale ficar atento às novas tendências vindas de fora, como Europa ou EUA. O consultor diz que é preciso ter tempo dentro da gestão do negócio para observar o mercado e ver o que pode ser trazido como tendência, pois "nem sempre é o Brasil que dita a moda".
  • Todo franqueado deve ter autorização da franqueadora para fazer parcerias ou outras inovações. "A franquia é um modelo de negócio já estruturado, mas você deve trabalhar sempre de acordo com os processos estabelecidos pela franqueadora", diz.

Com informações do UOL