Atriz da Globo tem piora, é internada e descobre problema no rim; o que é?

27 de julho 2023 - 05h22
Créditos:


A atriz Isadora Cruz, conhecida por seu papel na novela "Mar do Sertão", da Rede Globo, enfrenta um desafio de saúde pela segunda vez em menos de duas semanas. Na última segunda-feira (24), ela foi hospitalizada novamente após ser diagnosticada com pielonefrite aguda, uma forma grave de infecção nos rins.

A situação de saúde da artista foi revelada inicialmente em seu perfil no Instagram, quando relatou fortes dores que a levaram a buscar atendimento médico. Ela descreveu a experiência como "queimando de febre, com calafrios e a dor espalhando-se por todo o abdômen até irradiar para as pernas, a ponto de não conseguir andar."

Nesta semana, a situação se agravou e a artista enfrentou uma recaída: "Voltei a sentir bastante dor. Agora estou a caminho do hospital para refazer os exames e investigar o que pode estar acontecendo", disse a atriz à coluna Play, do jornal O Globo.

O que é o problema? 
A pielonefrite aguda é uma forma menos comum de infecção urinária, caracterizada pelo deslocamento da infecção para o trato urinário alto, alcançando os rins através dos ureteres. Essa condição é mais perigosa, pois existe o risco de as bactérias invadirem a corrente sanguínea, causando febre e até uma infecção generalizada.

Sintomas da pielonefrite 
- Febre; 
- Dor lombar; 
- Mal-estar geral.

O diagnóstico da pielonefrite envolve exames de urina e cultura para identificar o aumento dos glóbulos brancos e o crescimento da bactéria. A dor lombar também pode estar relacionada a cálculos renais, e exames de imagem podem ser necessários para um diagnóstico correto.

Prevenção 
- Tome água com frequência: A quantidade ideal varia para cada pessoa, por isso observe se a urina está sempre clara. Se estiver concentrada, tome mais líquido para garantir uma lavagem natural do trato urinário, eliminando germes que possam ascender à via urinária.

- Não espere a vontade apertar: Esvazie a bexiga no mínimo a cada quatro horas.

- Relaxe na hora de fazer xixi: Se sentir que sobrou urina na bexiga, faça uma forcinha para esvaziá-la completamente.

- Evite roupas íntimas molhadas.

- Use camisinha e faça exames de rotina.

- Troque fraldas e absorventes com frequência.

Com informações de UOL