Atletas potiguares são convocados para a Seleção Brasileira de Flag Football

14 de Agosto 2023 - 08h50
Créditos:

 

André Luís
Repórter

Com oito atletas potiguares, o Rio Grande do Norte estará em peso na Seleção Brasileira Masculina e Feminina de Flag Football, visando o projeto de preparação para a disputa do próximo Campeonato Mundial da modalidade, previsto para ocorrer em 2024 na Finlândia. 

As convocações foram realizadas neste mês de agosto pela Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA). 

Bruno Sousa, Gabryell Pinheiro, Jefferson Luis, Matheus Marques e Pedro Vyctor foram convocados para a Seleção Masculina, enquanto Débora Dantas, Fernanda Justino e Sterphany Batista foram chamadas para defender a Seleção Feminina. Ambos atuam pelo Parnamirim Scorpions.

Nesta temporada, o Scorpions conquistou o Regional Nordeste de Flag com suas duas equipes (masculina e feminina) de forma invicta, vencendo todas as partidas que foram disputadas.

Em entrevista a reportagem do Portal Grande Ponto, Bruno Sousa, safety, recebedor e segundo passador da equipe potiguar destacou que com a convocação, será necessário uma dedicação maior ainda, visando a presença na convocatória final para o Mundial em 2024.

“O sentimento que sinto é que preciso me dedicar mais ainda, o primeiro passo (ser convocado) é sempre o mais fácil, agora preciso me dedicar mais para estar na lista final da convocação pro Mundial de 2024. Os camps que vão acontecer até lá que vão definir quem serão os convocados e estar 200% em cada um deles é o primordial para me manter na seleção”, disse o jogador.


                                                                    Foto: Zuyra Miranda

Fernanda Justino, safety e recebedora do Parnamirim Scorpions, ressaltou o sentimento de ter seu esforço recompensado mais uma vez com a convocação para a Seleção Brasileira e que apesar do pouco investimento, o Nordeste vem mostrando os inúmeros que possui na região.

“Então, me sinto muito grata de ver todo o meu esforço de todos esses anos sendo recompensado mais uma vez. O Nordeste querendo ou não fica sempre de lado, temos poucos times, temos pouquíssimos investimentos, então essa convocação mostra o quanto talento existe na nossa região, o que falta é só investimento e incentivo mesmo”, comentou a safety.


                                                                  Foto: Arquivo Pessoal

A atleta potiguar destacou os ‘training camps’ como “extremamente importantes” para gerar o entrosamento entre as atletas, aprendizado e estudos acerca do jogo. Porém, devido a realização dos treinamentos em diferentes locais do país, torna-se difícil a participação em todos, em razão do custo das viagens saírem do bolso da própria jogadora.

“Os camps são extremamente importantes para gerar entrosamento com as outras atletas, para aprendizado além de estudos de jogo. Mas como provavelmente teremos camp uma vez no mês em diferentes cantos do país fica meio que impossível participar de todos, tudo sai do meu bolso, portanto o sonho fica muito inalcançável. Mas em contrapartida fico feliz de ter o mínimo de reconhecimento no esporte que amo tanto”, declarou a jogadora.

Os atletas do masculino irão se juntar à Seleção Brasileira para o primeiro 'training camp' nos dias 7, 8 e 9 de setembro em Camaçari, na Bahia, com 20 atletas convocados. Enquanto 'camp' do feminino será realizado nos dias 21 e 21 de outubro, em Curitiba, no Paraná, que teve 58 jogadoras chamadas na convocação.