Ativistas processam governo federal por 'pedalada climática'

14 de Abril 2021 - 14h53
Créditos:

Um grupo de seis ativistas entrou com uma ação na Justiça Federal de São Paulo contra o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e o ex-ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo. Eles afirmam que houve uma “pedalada climática” da gestão federal na entrega das novas metas climáticas do Brasil no Acordo de Paris, no último mês de dezembro.

Segundo os ativistas, o governo apresentou uma redução do compromisso em diminuir as emissões de gases de efeito estufa no Brasil para os anos de 2025 e 2030, o que fere o pilar principal do acordo

“No apagar das luzes do ano em que as atenções do país se concentravam no combate à pandemia da covid-19, o atual Ministro do Meio Ambiente anunciou à imprensa, sem publicar o documento, a atualização da NDC, entregue formalmente à ONU no dia seguinte“, diz o documento.

A ação é apoiada por ex-ministros do Meio Ambiente, como Rubens Ricupero, Gustavo Krause, Sarney Filho, José Carlos Carvalho, Marina Silva, Carlos Minc, Izabella Teixeira e Edson Duarte.

Fonte: O Antagonista