Aterro na Grande Natal só abrirá na segunda e cidades turísticas não terão onde jogar lixo do Réveillon

31 de Dezembro 2021 - 03h51
Créditos:

O aterro sanitário Braseco, localizado em Ceará-Mirim, detentor da concessão pública para receber os resíduos de cidades como Natal e Ceará-Mirim enviou comunicado às prefeituras informando que irá funcionar em horário reduzido no dia 31.12.2021 (até as 18 horas) e fechará no dia 01.01.2022, ficando assim um grande problema a ser resolvido, uma vez que o lixo recolhido na noite do último dia do ano e no dia seguinte deverão esperar o aterro sanitário abrir na segunda feira 03/01/2022, para fazer a destinação correta.

Cidades turísticas como Ceará-Mirim (Muriú, Porto Mirim), Extremoz (Genipau, Gracandu, Pitangui) e Natal com suas praias urbanas, podem ficar com acúmulo de lixo, visto que existe uma grande quantidade de circulação de pessoas e também grandes eventos que irão ocorrer no dia da virada.

Importante reforçar que o aterro sanitário Braseco, é uma concessão pública e deveria funcionar 24 horas por dia, inclusive aos domingos e feriados. 

A Prefeitura de Ceará-Mirim informou que não haverá coleta de resíduos no primeiro dia do ano justamente pelo não funcionamento do aterro sanitário. Em Natal como existe a estação de transbordo no antigo lixão de Cidade Nova, sabe-se que a Urbana deverá colocar lá os resíduos sólidos coletados e assim ficarão depositados até a abertura do aterro. Os resíduos ficarão armazenados de maneira incorreta, uma vez que a estação de transbordo momentaneamente se transformará num lixão a céu aberto.

Outras pessoas ouvidas por esta reportagem informaram que esta situação não é novidade e acontece todo ano. Apesar de ser uma concessão pública, o aterro sanitário é gerido de maneira privada e determina quando funcionar, sendo comum não funcionar aos domingos e feriados, deixando assim as cidades descobertas e fazendo com que reativem práticas antigas e inapropriadas com relação ao destino dos resíduos sólidos.