Asteroide que passará perto da Terra na semana que vem parece usar máscara; veja

26 de Abril 2020 - 03h06
Créditos:

Um asteroide com cerca de 2 km de comprimento vai passar perto da Terra na semana que vem, mas não deverá colidir com nosso planeta. Novas imagens feitas pelo Observatório de Arecibo, em Porto Rico, dão a ilusão de que o asteroide está usando uma máscara facial. Se o corpo tivesse consciência, estaria ele preocupado com a pandemia do novo coronavírus?

Intitulado 52768 (1998 OR2), o asteroide foi descoberto em 1998. Ele passará a exorbitantes 31 mil km/h em 29 de abril, às 18h56 (horário de Brasília), a cerca de 6,3 milhões de quilômetros da Terra (mais que 16 vezes a distância entre nosso planeta e a Lua), segundo o Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra, da Nasa.

Se ele atingisse a Terra, “causaria efeitos globais”, segundo a Nasa informou na época em que o asteroide foi descoberto.

"As características topográficas de pequena escala, como colinas e cordilheiras em um dos extremos do asteroide 1998 OR2, são fascinantes cientificamente", disse Anne Virkki, chefe do radar planetário do Observatório de Arecibo, em comunicado. "Mas, como todos estamos pensando na COVID-19, essas características fazem com que o 1998 OR2 pareça estar com uma máscara.”

Durante a pandemia, os cientistas de Arecibo seguem fazendo suas observações em nome da defesa planetária –eles monitoram qualquer corpo celeste que ameace colidir com a Terra. De acordo com o distanciamento social, eles limitaram o número de cientistas e operadores de radar nas instalações e usam máscaras durante as observações.

O asteroide foi classificado como potencialmente perigoso, porque é maior que 150 metros e passará a menos de 8 milhões de quilômetros da órbita da Terra. Os especialistas em Arecibo podem monitorar os asteroides e usar observações para determinar seu caminho no futuro para ver se eles representam um risco para a Terra.

"As medições de radar nos permitem saber mais precisamente onde o asteroide estará no futuro, incluindo suas próximas abordagens futuras da Terra", disse Flaviane Venditti, pesquisadora do observatório, em comunicado. "Em 2079, o 1998 OR2 passará cerca de 3,5 vezes mais perto da Terra do que neste ano. Por isso é importante conhecer sua órbita com precisão", disse.

Apesar de grande, o 1998 OR2 não é o maior asteroide com rota próxima do planeta. Essa honra pertence ao 3122 Florence (1981 ET3), com tamanho estimado entre 2,5 e 9 quilômetros.

Sua última passagem perto da Terra ocorreu em 1º de setembro de 2017; a próxima deve ocorrer em 2 de setembro de 2057.

CNN Brasil