Assembleia Legislativa celebra legado da Caminhada Histórica de Natal

03 de Dezembro 2019 - 02h53
Créditos:

A Caminhada Histórica de Natal, que realizou no último sábado (30) a sua oitava edição, recebeu nesta segunda-feira (02) uma homenagem na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Em sessão solene proposta pelo presidente da Casa, deputado estadual Ezequiel Ferreira (PSDB), foram registrados os nomes que contribuíram para consolidar o evento no calendário de atividades da capital potiguar.

“Valorizar a arte, a cultura e a história de uma cidade é resgatar sua identidade. Além de tudo isso, é fundamental para o desenvolvimento econômico, que leva a possibilidade de novos negócios, e à geração de emprego e renda”, disse Ezequiel em seu discurso. “É uma honra para esta Casa promover esta Sessão Solene, pois a Caminhada Histórica do Natal se consolidou em todo o Estado como um episódio anual de resgate da identidade natalense, valorizando o rico acervo histórico da cidade e as produções locais no âmbito da arte”, completou o parlamentar.

A Caminhada percorre todos os anos os principais monumentos da cidade. Organizada pela Viva Entretenimento, o evento tem como objetivo resgatar o amor à cultura da cidade e destacar a importância do patrimônio histórico. Diretor da Viva, coube a Jarbas Nascimento falar em nome dos homenageados.

“Hoje é um dia histórico para quem faz a caminhada e agradecemos ao presidente Ezequiel Ferreira, estendendo a todos os deputados, a atenção, o carinho e o apreço. É uma honra para nós este momento”, afirmou Jarbas. Ele também agradeceu ao diretor da Escola da Assembleia, professor João Maria, pela parceria no Concurso de Redação.

Jarbas relatou a história de como surgiu a iniciativa da caminhada, logo após participar de um congresso em São Paulo, há 15 anos, e constatar, por reportagem em Natal, que muitos monumentos históricos da capital estavam em má conservação. “Esse momento hoje nesta Casa marca o futuro que esperamos, com planos para a consolidação da Caminhada, em que sonhamos com nossos filhos e netos também contando as suas histórias”, afirmou.

Na oportunidade foram homenageados Alexandre Jardim Rocha; Antônio Felipe Rodrigues Torres; Felipe Fernando Neves Monteiro; Ítalo Mitre Alves de Lima; Jarbas Fernando Monteiro do Nascimento; Jean Valério Gomes Damasceno; Lenin Campos Soares; Luiz Gustavo Pereira Martins Filho; Suzana Emilia Manso de Souza Borba; e Virgínia Célia Fernandes.

Vencedores de concurso de redação recebem premiação
Durante a Sessão Solene desta segunda, também foram entregues os certificados e a premiação dos vencedores do 1º Concurso de Redação da Cidade do Natal. O evento foi realizado este ano em parceria com a Caminhada Histórica, que tem desenvolvido ao longo dos anos ações e projetos de fomento a cultura potiguar, abrindo espaço para a integração com a educação, por exemplo.

O Concurso envolveu alunos do 6º ao 9º ano e o julgamento das redações ficou sob a responsabilidade da Escola da Assembleia. O resultado foi anunciado durante a atividade no último sábado.

A primeira colocada no Concurso foi a aluna do 7º ano do Colégio Facex, Carine Lopes Correia, que teve como professora Albanisa dos Reis Silva. Em segundo lugar ficou Gabriel Lucas Caldas Pinheiro, do 9º ano do Centro Educacional Vista Verde, com o professor José Nilson Júnior. A terceira melhor redação foi de Elisa Rodrigues Sabino de Araújo, também do 7º ano do Colégio Facex, com a professora Alexsandra Santos de Lima.

Também foram anunciados os vencedores dos prêmios de fotografia e música que a organização do evento promoveu. As fotografias dos participantes ficarão expostas no Shopping Cidade Jardim.

Estiveram presentes no evento o deputado estadual Hermano Morais, o presidente da Fundação José Augusto, Crispiniano Neto, secretário municipal de Turismo, Fernando Fernandes, e o diretor da Escola da Assembleia, João Maria de Lima.