Arquivos revelam que China escondeu número de casos e minimizou pandemia

01 de Dezembro 2020 - 03h17
Créditos:

Um relatório marcado como "documento interno, por favor, mantenha confidencial", a autoridades de saúde locais na província de Hubei, onde o coronavírus foi detectado pela primeira vez, lista um total de 5.918 novos casos detectados em 10 de fevereiro, mais do que o dobro do número público oficial de casos confirmados , dividindo o total em uma variedade de subcategorias.

Esse número maior não foi totalmente revelado naquela época, já a contabilidade da China parecia, no tumulto das primeiras semanas da pandemia, minimizar a gravidade do surto.

O número anteriormente não divulgado está entre uma série de revelações contidas em 117 páginas de documentos vazados do Centro Provincial de Controle e Prevenção de Doenças de Hubei, compartilhados e verificados pela CNN.

Juntos, os documentos representam o vazamento mais significativo de dentro da China desde o início da pandemia e fornecem a primeira janela clara sobre o que as autoridades locais sabiam internamente e quando.

O governo chinês rejeitou veementemente as acusações feitas pelos Estados Unidos e outros governos ocidentais de que ocultou deliberadamente informações relacionadas ao vírus, sustentando que tem sido transparente desde o início do surto.

No entanto, embora os documentos não forneçam evidências de uma tentativa deliberada de obscurecer as descobertas, eles revelam várias inconsistências entre o que autoridades acreditavam estar acontecendo e o que foi revelado ao público.

Confira reportagem exibida pela CNN Brasil abaixo, postada pela deputada federal Carla Zambelli.

Fonte: CNN Brasil