Arena das Dunas promove 'Cromossomos 21' sobre Síndrome de Down

27 de Novembro 2019 - 06h20
Créditos:

Uma história de amor, envolvendo pessoas com Síndrome de Down, inspirou o documentário 'Expedição 21', de autoria do educador social e diretor de cinema Alex Duarte. No dia 9 de dezembro, uma segunda-feira, às 18h, ele palestra na Arena das Dunas sobre o tema 'Como empoderar pessoas com deficiência'. O evento é uma promoção da própria Arena das Dunas em parceria com a Associação de Síndrome de Down do Rio Grande do Norte. Na ocasião, o documentário será exibido. As vagas são limitadas e a inscrição - www.arenadunas.com.br - vale um quilo de alimento não perecível.

O complexo multiuso vai aproveitar o evento para lançar, em parceria com a APABB e a Associação de Síndrome de Down do RN, o projeto 'Ação Dignidade'. A iniciativa pretende incluir pessoas com deficiência na equipe da Arena das Dunas em dias de jogos e eventos, segundo informou Arthur Moraes, gerente sênior da Arena das Dunas. A palestra de Alex Duarte faz parte de uma pesquisa sobre a autonomia das pessoas com deficiência.

Expedição 21
O Documentário é um mergulho pelos bastidores do reality show: ‘Primeira Imersão de Pessoas com síndrome de Down da América Latina’, criado para estimular a independência de pessoas com deficiência intelectual. Com duração de 64 minutos, o filme mostra os bastidores dos quatro dias na casa da Expedição, onde 18 adultos com síndrome de Down ficaram sem a presença dos pais para aprenderem a morar sozinho e ter uma vida mais independente. O Documentário mostra as conquistas dos 18 jovens participantes após a experiência, e como eles conseguiram quebrar seus próprios limites.

A produção contou com a participação dos principais especialistas da área da saúde e educação do nosso país, entre eles o Phd e médico geneticista, doutor Zan Mustachi, o neurocientista e neurocirurgião Fernando Pinto Gomes, a doutora em educação e pesquisadora Carina Streda e a Médica e pesquisadora do Hospital Albert Einstein, Ana Cláudia Brandão. Após a vivência da Expedição 21, um dos participantes, o escritor Vinícius Streda, de 28 anos, está morando sozinho.

Sobre a Palestra
Alex Duarte traz uma experiência enriquecedora sobre como lidar com as diferenças, julgamentos e fortalecer nosso estado emocional. Alex trabalha o empoderamento pessoal, como buscar atitude mental positiva e ver a deficiência como algo que alavanca as oportunidades e jamais segrega as pessoas. A palestra é uma orientação de como gerir emoções, controlar seu próprio destino, com responsabilidade e respeito ao outro. Alex também traz um conteúdo exclusivo da Expedição 21, com um estudo na prática sobre como o ambiente favorece o desenvolvimento de pessoas com deficiência.