Arena das Dunas passa por manutenção e imagens do gramado impressionam

09 de Março 2023 - 10h03
Créditos:

O estádio Arena das Dunas divulgou nesta quinta-feira (9) imagens do trabalho de manutenção feito em suas instalações. E o detalhe que chamou a atenção foram as imagens do gramado, completamente amarelado, antes do corte.

Segundo as informações da Arena das Dunas, apesar de parecer ruim, a renovação do gramado já foi finalizada. "O gramado já está em perfeito estado para uso. Aquela foto foi feita entre dezembro e janeiro, período da manutenção", explicou a assessoria de comunicação da Arena. 

Segundo a gestão da Arena, além do já conhecido processo de renovação do seu gramado, que contempla várias fases que vão desde exames diários, trabalho de descompactação quinzenal, além da manutenção propriamente dita, como cortes, pintura, adubação, pulverização, entre outras, a Arena das Dunas também realiza uma minuciosa manutenção preventiva e melhorias em suas mais diversas áreas, que muitas vezes não é percebida por aqueles que frequentam seu espaço. Todo trabalho é voltado para a segurança e conforto de seu público e funcionários.


Foto: Portal 96 FM

Atualmente com uma equipe de aproximadamente 80 colaboradores, responsáveis por manter os equipamentos em perfeito funcionamento, a equipe conta ainda com o auxílio de 18 empresas de consultoria e os mais modernos softwares de gestão. Principais manutenções preventivas realizadas ao longo do ano:

* Membrana e pétalas: marca registrada da Arena das Dunas, a parte branca metálica que é vista do lado de fora do estádio, sustentada por um complexo sistema de barras metálicas lanik, recebe periodicamente um minucioso tratamento anticorrosivo, onde é feito um trabalho de selagem e revestimento, que previne o aparecimento de ferrugem e ajuda a proteger as superfícies contra fluídos e corrosão, mantendo a impermeabilidade e durabilidade do equipamento;

* Iluminação, som, cercas, portões e escadas metálicas: outros pontos da estrutura também recebem tratamento especial anticorrosivo, visando a preservação da estética, desempenho e durabilidade. Todas as partes em metal (escadas, cercas e portões) que dão acesso às áreas internas, também são bem cuidadas e recebem um tratamento periódico de revitalização, com a aplicação de revestimentos com propriedades que retardam o processo natural de desgaste e diminuem gastos futuros significativos, garantindo a proteção contra as intempéries da “maresia”, comum em regiões litorâneas;

* Substituição do piso tátil: a Arena realizou também toda a troca do piso tátil em sua área – estrutura de extrema importância na orientação de pessoas com deficiência visual e baixa visão –, dando mais autonomia e segurança na locomoção de quem visita o estádio.

* Também merece menção o processo de pintura e impermeabilização rígida, que previne danos, infiltrações, garante a vida útil da estrutura – diminuindo as chances de futuros prejuízos e problemas estruturais;

* A manutenção contemplou ainda a troca de todas as eletrocalhas – estrutura de sustentação que permite a passagem de cabos, fios elétricos e de telecomunicações – por um novo equipamento feito de fibra de vidro, com alta resistência a efeitos climáticos, agentes químicos e corrosão, com uma vida útil mínima de 50 anos.

Com informações do Portal 96 FM