Após tentar dissolver Congresso, presidente do Peru é preso e vice empossada

08 de Dezembro 2022 - 03h19
Créditos:

O ex-presidente do Peru, Pedro Castillo, foi levado para uma base policial localizada no leste de Lima, onde permanecia detido, após ser destituído por tentativa de dissolver o parlamento, informou a imprensa na noite desta quarta-feira (7)

Castillo foi transportado de helicóptero até a base da Diretoria de Operações Especiais da polícia, no distrito de Ate, onde deve peremanecer por até 15 dias, sob investigação.

Pedro Castillo foi preso após ser destituído do cargo pelo Congresso do país. A decisão, votada nesta quarta, ocorreu depois que o líder peruano dissolveu o Parlamento do país.

Dina Boluarte, que era a vice-presidente de Pedro Castillo, assumiu e, assim, tornou-se a primeira mulher a liderar o país.

A nova presidente fez seu juramento no Congresso. O presidente da Câmara, José Williams Zapata, passou a faixa para ela.

Ao assumir, Dina disse que houve uma tentativa de golpe de Estado de Pedro Castillo, e que o Congresso evitou isso.

A nova presidente pediu unidade de todos os peruanos e disse que é preciso conversar e tentar chegar a acordos. Dina anunciou que vai pedir para que o Ministério Público a ajude a tirar "as máfias" do governo e que o gabinete dela terá "todas as forças democráticas".

Com informações de G1