Após colisão no ar, piloto pousa sem perceber avião quase partido ao meio

14 de Maio 2021 - 03h27
Créditos:

O piloto de um avião que colidiu com outro em pleno voo, próximo a Denver, nos EUA, solicitou um pouso de emergência por falha no motor, sem perceber que sua aeronave estava quase partida ao meio, segundo áudio do controle de tráfego aéreo. Milagrosamente, os dois aviões pousaram e ninguém ficou ferido, disseram as autoridades.

Os aviões estavam se preparando para pousar em um pequeno aeroporto regional em um subúrbio de Denver na quarta-feira (12) quando colidiram, de acordo com o Conselho Nacional de Segurança de Transporte e Bombeiros Metropolitanos.

O piloto que solicitou o pouso de emergência era a única pessoa a bordo de um Fairchild Metroliner bimotor que pousou no Aeroporto Centennial, apesar dos grandes danos à cauda. O avião é propriedade da Key Lime Air, com sede no Colorado, que opera aeronaves de carga.

“Parece que o motor direito falhou, então vou continuar pousando aqui”, disse o piloto em um trecho do áudio do controle de tráfego aéreo.

O segundo avião, um monomotor Cirrus SR22 2016, foi alugado pela Independence Aviation, disse a empresa em um comunicado. Seu piloto ativou com sucesso um sistema de paraquedas de fuselagem projetado pela Cirrus Aircraft para retardar a descida da aeronave após uma colisão.

O avião Cirrus tinha um piloto e um passageiro a bordo quando o piloto lançou um paraquedas vermelho e branco e pousou em um terreno seguro perto de casas no Parque Estadual de Cherry Creek, disse o xerife do condado de Arapahoe, John Bartmann.

“Cada um desses pilotos precisa comprar um bilhete de loteria agora mesmo”, disse Bartmann. “Não me lembro de nada assim - especialmente de todo mundo saindo ileso. Essa é a parte incrível disso”.

Com informações do G1