Após ataque em Suzano, RN ampliará Ronda Escolar e ações de prevenção às drogas

15 de Março 2019 - 14h14
Créditos:

Na tarde de ontem (14), a Equipe Gestora da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do RN recebeu o Secretário da Segurança Pública e Defesa Civil, Coronel Francisco Araújo, acompanhado dos gestores da Companhia Independente de Prevenção ao uso de Drogas (Cipred). O encontro tratou de fortalecimento aos programas de segurança nas escolas, frutos de parceria entres as pastas, como Proerd e Ronda Escolar. O encontro foi realizado um dia após dois ex-alunos realizarem um massacre na escola Raul Brasil, em Suzano (SP). Dez pessoas morreram.

Dados apresentados pela equipe da SESED mostram que, em 16 anos de atuação, mais de 400 mil alunos foram atendidos pelos programas de segurança nas escolas. Em 2018, a Polícia Militar realizou 4.250 visitas em 44 unidades estaduais de educação no Estado. Só para o primeiro semestre de 2019, a previsão é que 54 escolas sejam atendidas pelos programas. “O que a Cipred produziu entre os anos de 2015 e 2018, com uma estrutura reduzida, foi um milagre”, pontuou o Coronel Araújo. 

Como encaminhamento da reunião ficou definido que será estudada a ampliação da atuação da Ronda Escolar e das ações do CIPRED junto às escolas, alinhada com ações já desenvolvidas pela SEEC no âmbito da conscientização para uma política de paz nas unidades de ensino. 

A reunião foi acompanhada pela Secretária Adjunta de Educação, Márcia Gurgel, a Chefe de Gabinete, Socorro Batista, a coordenadora de Desenvolvimento Escolar, Glauciane Pinheiro, o coordenador do Núcleo Estadual de Educação para a Paz e Direitos Humanos, João Maria Mendonça, o diretor da 1ª Regional de Educação e Cultura (Natal), Joás Andrande, e membros da equipe da Secretaria de Segurança Pública do RN.