Apagão, atraso, camarote 'afunda': o caótico sábado de Carnaval em Salvador

11 de Fevereiro 2024 - 08h10
Créditos: Ivete Sangalo canta no trio ao lado do filho Marcelo; trio elétrico atrasou 3h neste sábado (10) Imagem: Webert Belicio/AgNews

O sábado de Carnaval foi marcado por imprevistos enfrentados por artistas e foliões em Salvador, o que tornou o dia caótico para quem curtia a folia no circuito Dodô (Barra-Ondina).

3 horas de atraso

Trios elétricos danificados causaram atraso logo no início da tarde. O veículo que levava Ivete Sangalo deixaria o Farol da Barra às 16h45, mas só conseguiu às 19h30 — após uma troca com o veículo de Léo Santana.

Cantora pediu ajuda aos foliões. "Vou precisar da ajuda de vocês para resolver esta questão. Por conta dessas coisas carnavalescas, o trio de Léo terá que passar e, na sequência, a gente passa."

A Saltur (Empresa Salvador Turismo) afirmou que alguns equipamentos de trios e carros de apoio quebraram no local de desarme, na praça Eliana Kertesz. Com isso, os veículos passaram do horário previsto para voltar para ao ponto de armação, na Graça.

 

 

O processo de retorno dos trios deve ser feito no início da manhã, mas acabou atrasando por causa dessa situação. Desta forma, segundo a Saltur, foi preciso concluir essa ação para assim iniciar a saída dos trios, que já iniciaram os desfiles.

Transtorno também atrapalhou apresentação do cantor Lincoln. Ele afirmou ter "sacrificado o próprio Carnaval" ao iniciar apresentação no Morro do Cristo, evitando maiores atrasos na sequência da programação.

Apagão

A luz acabou por alguns minutos em uma das áreas do circuito por volta das 22h55 deste sábado (10). Foliões ficaram sem luz nos trechos entre o Farol da Barra e o Morro do Cristo.

Serpentinas lançadas sobre as redes elétricas causaram queda de energia. A Neoenergia Coelba, empresa responsável pelo sistema energético de Salvador, afirmou que equipes da distribuidora foram acionadas após a situação para normalizar o fornecimento quanto antes.

Luz foi reestabelecida no local por volta de 0h10, confirmou a Noenergia Coelba. Empresa responsável reforçou que não se deve jogar objetos contra a fiação. Além de queda de energia, ação pode gerar riscos de segurança para os foliões.

Camarote 'afundou'

Uma parte do Camarote 409, Varandão, situado no circuito Barra-Ondina, "afundou" na noite do sábado (10). Apesar do susto, incidente não deixou vítimas.

Área foi isolada e evacuada. Segundo a Defesa Civil de Salvador (Codesal), o assoalho da área externa cedeu devido a esforços excessivos promovidos pelos foliões.

Os ingressos para um dia de festa no camarote vão de R$ 199 a R$ 479. UOL busca contato com a equipe do camarote Varandão. O conteúdo será atualizado caso se manifestem sobre o episódio.