André Mendonça pede vista e interrompe julgamento que beneficiou deputado

07 de Junho 2022 - 03h43
Créditos:

O ministro André Mendonça paralisou o julgamento virtual que analisaria a cassação do deputado bolsonarista Fernando Francischini (União-PR). A votação de todos os 11 ministros do STF foi aberta à meia-noite desta terça-feira (7). Mendonça pediu vista do processo à 0h01. Com isso, o julgamento está paralisado até que ele devolva o processo para análise. Não há prazo definido para que isso aconteça.

O processo foi incluído na pauta do plenário virtual pelo presidente do STF Luiz Fux, após pedido da ministra Cármen Lúcia devido a um recurso contra a decisão de Nunes Marques. Apesar disso, o ministro Kassio Nunes Marques submeteu à Segunda Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) a decisão tomada por ele, na semana passada, que suspendeu a cassação.

Na Segunda Turma a sessão é presencial, mas limitada a cinco membros: Nunes Marques, André Mendonça, Edson Fachin, Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski. 

Na noite desta segunda (6), a PGR (Procuradoria-Geral da República) apresentou ao STF recurso em que recomenda a manutenção da cassação de Francischini.

O deputado foi condenado por 6 votos a 1 pelo TSE por ter divulgado informações falsas sobre as urnas eletrônicas ainda durante o pleito de 2018, quando foi eleito deputado estadual pelo Paraná.

Com informações do UOL